X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Promessa de maior quindim do mundo em Nova Almeida


Imagem ilustrativa da imagem Promessa de maior quindim do mundo em Nova Almeida
As confeiteiras vão preparar um quindim gigante em Nova Almeida |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

O Festival de Doces de Nova Almeida, que acontece de amanhã a domingo, na Serra, promete a produção do maior quindim do mundo. O evento vai acontecer na Praça dos Pescadores e a entrada é gratuita.

A idealizadora do festival, a vice-presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, Sandra Gomes, contou que o quindim terá o diâmetro de um metro. Segundo Sandra, a iniciativa é uma oportunidade de dar visibilidade ao doce, que é uma tradição em Nova Almeida.

“O quindim é uma tradição da nossa comunidade e queríamos levar isso para todo o Estado. Assim como todos sabem que a torta de morango é tradição em Domingos Martins, o café em Brejetuba e a polenta em Venda Nova do Imigrante. A partir disso, dei a ideia de criarmos algo maior. É uma maneira de chamarmos a atenção para nossa história e tradição”.

Para que fosse possível a produção do “quindão”, Sandra começou uma pesquisa em busca do maior quindim já criado e não encontrou qualquer registro. A partir disso, ela foi adiante com a ideia.

No total, 20 doceiras ficarão responsáveis pela produção do quindim. Uma das responsáveis pela produção é a Natália Garcia, 64 anos. Ela é dona da doceria “Tradicional Quindim de Nova Almeida”, famosa na região.

Natália explicou que ainda não se sabe a quantidade de ingredientes que serão usados, nem o peso ou a altura que terá o doce, pois os testes começarão hoje. “Estamos esperando os utensílios necessários para a produção chegar, aí faremos os testes. Mas adianto que ficará uma delícia, quem prestigiar não vai se arrepender”.

O doce gigante será servido gratuitamente no domingo, último dia do evento, a partir das 17 horas. O festival também vai contar com programação cultural.

Não se sabe ao certo a origem do quindim. Há quem diga que o doce que teria dado origem ao quindim é o brisa-do-Lis, da região de Leiria, em Portugal, que leva os mesmos ingredientes do quindim, sendo que no doce português é utilizada a farinha de amêndoas no lugar do coco.

Entretanto, acredita-se que no Brasil os escravos teriam introduzido o coco em substituição à farinha de amêndoas, que não era um ingrediente acessível na época.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: