Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.


Assine agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do Tribuna Online!

esqueceu a senha? Assinar agora
Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.

Projeto Área - Jornal Alternativo
A TRIBUNA NA ESCOLA

Projeto Área - Jornal Alternativo

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da Rede Alternativo de Barcelona na Serra.

A produção do Jornal Alternativo se desenvolveu no âmbito do Projeto Área (evento promovido trimestralmente pela escola, com vistas a promover a pesquisa, a ludicidade, o trabalho artístico e o envolvimento ativo dos discentes), e que teve como tema a tragédia ocorrida em Brumadinho-MG. Com o objetivo de informar o leitor sobre o ocorrido e promover algumas reflexões, a professora de Gramática Lorena e os alunos dos sétimos anos A e C, pesquisaram e produziram alguns gêneros jornalísticos, como: notícia e entrevista.

Os alunos foram os responsáveis por coletar as informações verídicas sobre o ocorrido e juntos elaborarem duas notícias, uma com foco nas questões ambientais e outra com uma descrição mais geral. As entrevistas foram feitas com a professora de Ciências da escola, e com um estudante de engenharia, que falaram, respectivamente sobre os impactos ambientais do rompimento, e sobre as questões mais técnicas da barragem, como por exemplo, o método de alteamento a montante. 

Pensamos também em uma página com charges, para promover o trabalho artístico que leva a reflexão. Além de incluirmos uma notícia e um artigo de opinião, produzidos em espanhol, na tentativa de mostrar que essa notícia também foi reportada pela imprensa internacional.

Todos os gêneros produzidos culminaram em um jornal impresso com 10 páginas, recheado de conteúdos sobre a barragem da mina do Córrego do Feijão. Além do jornal escrito, os alunos também produziram dois jornais televisivos, nos quais montaram o roteiro e fizeram a edição. Todo esse trabalho permitiu o contato próximo dos alunos com os gêneros jornalísticos e foi reforçado com nossa ida à Rede Tribuna, onde pudemos ver de perto toda a produção. 

Com todo esse trabalho desenvolvido, acreditamos que a promoção da pesquisa, da autonomia dos discentes e a oportunidade de terem contato com as coisas reais que nos cercam, como por exemplo os jornais, são uma excelente oportunidade de crescimento e de aprendizagem.

Para acessar o jornal clique aqui

Rede Alternativo de Barcelona - Professoras Lorena e Mari.


Olá, !

Esse é o seu primeiro acesso por aqui, então recomendamos que você altere o seu nome de usuário e senha, para sua maior segurança.



Manter dados