Login

Atualize seus dados

CHUVA

Vitória já tem em outubro o segundo maior volume de chuva em 29 anos

Volume registrado é quase o triplo esperado para o mês

25/10/2021 17:48:14 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Vitória já tem em outubro o segundo maior volume de chuva em 29 anos
Chuva na Avenida Vitória, em Jucutuquara Foto: Fábio Nunes/AT - 12/10/21
 

Outubro se aproxima do fim e com recorde de acumulado de chuva em Vitória. De acordo com o Climatempo, a capital já registrou mais de 320 milímetros de chuva, até a última sexta-feira (22). Essa quantidade de precipitação já é a segunda maior para a média histórica do mês desde 1992, ou seja, há 29 anos. 

Até sexta-feira, Vitória já havia registrado 323 milímetros de chuva apenas em outubro. Isso significa quase o triplo do esperado para todo o mês, que era 122,7 milímetros, conforme as informações do instituto. 

Na média histórica dos últimos 29 anos, o mês de outubro de 2021 fica atrás somente de outubro de 2009. Naquela oportunidade, Vitória registrou acumulado de chuva de 406,4 milímetros na capital do Espírito Santo. 

E a quantidade de chuva para outubro deste ano deve aumentar ainda mais um pouco. Isso porque a previsão é de que a última semana do mês seja de chuva com a passagem de uma nova frente fria pelo Estado, que vai causar novas áreas de instabilidade. Pancadas de chuva devem ocorrer e pode haver algumas aberturas de sol ao longo dia. 

Nesta terça-feira, há previsão de chuva em todas as regiões, sendo menos frequente na metade norte do Estado, onde o sol aparece em alguns momentos. O vento sopra com até moderada intensidade pelo litoral, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

Além disso, há alerta de chuva intensa para todo o Estado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As temperaturas na Grande Vitória variam entre 20ºC e 25ºC. A mínima no Estado deve chegar a 14ºC, enquanto que a máxima não passa de 28ºC.