Treze cidades do Estado podem registrar geada nesta semana

Alerta foi emitido pela Defesa Civil, em meio à onda de frio que atinge o Estado

Amanda Drumond, Leone Oliveira e Weslei Radavelli | 17/05/2022, 15:40 15:40 h | Atualizado em 17/05/2022, 15:40

A aproximação da onda de frio em diversas regiões do país pode provocar geada em, ao menos, treze cidades do Espírito Santo. O alerta para a geada, em meio à queda brusca de temperatura, foi emitido nesta terça-feira (17) pela Defesa Civil.

Segundo o órgão, o fenômeno climático deve acontecer nas regiões com altitude superior a 700 metros entre quinta e sexta-feira (19 e 20), durante a madrugada.

Veja a lista abaixo:

- Irupi

- Ibatiba

- Iúna

- Ibitirama

- Divino de São Lourenço

- Dores do Rio Preto

- Guaçuí

- Muniz Freire

- Conceição do Castelo

- Venda Nova do Imigrante

- Brejetuba

- Afonso Cláudio

- Domingos Martins

Tempestade e queda de temperatura

Além do alerta de geada, o Estado recebeu do Instituto Nacional de Meteorologia um alerta amarelo, que indica perigo potencial para ocorrência de tempestade em todos os municípios do Espírito Santo, a partir desta terça-feira (17).

De acordo com o aviso, a chuva deve chegar a até 50 milímetros por dia e os ventos devem ser intensos e chegar até 60 km/h. Além disso, há ainda a possibilidade de queda de granizo. "Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", informa.

O instituto orienta as pessoas que, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. "Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)".

SUGERIMOS PARA VOCÊ: