Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Previdência só após a eleição?

| 02/08/2020, 08:55 08:55 h | Atualizado em 02/08/2020, 08:59

Se na Assembleia o governo do Estado não encontrou muitas dificuldades para aprovar a proposta de reforma da Previdência estadual, o mesmo não pode ser dito com relação às prefeituras e câmaras que analisam as propostas nos municípios.

O medo de apanhar nas urnas em novembro, tem feito com que muitas câmaras adiem a votação da reforma, já que tem sido grande a pressão de servidores e de seus sindicatos.

Na região metropolitana, só em Vila Velha foi aprovada a reforma. Em Cariacica, o presidente da Câmara adiou a votação que seria no dia 30. Na Serra – também em razão da briga sem fim entre os dois Poderes – não há previsão de quando serão discutidas e votadas as mudanças. Em Vitória, a Comissão de Justiça barrou a proposta. Detalhe: o relatório pela inconstitucionalidade foi feito por um vereador da base aliada.

Questionada se iria recorrer, a Prefeitura de Vitória disse que vai aguardar análise da Procuradoria para tomar decisão.

Projeto alarga o prazo

O prazo dado pelo governo federal para que fosse votada a reforma nos municípios era até dia 31 de julho. Mas uma portaria adiou até 30 de setembro. Na Câmara Federal foi protocolado um projeto, pelo deputado Lucas Vergilio (SD-GO), que alarga ainda mais o prazo: 31 de dezembro de 2021. Ele alega que a crise da pandemia atrapalha o debate sobre o tema.

Data para votar LDO

O líder do governo na Assembleia, Dary Pagung, pediu uma agenda com o presidente da Ales, Erick Musso, para acertar com ele a data de votação de projetos que são importantes para o governo, entre eles a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi aprovada na Comissão de Finanças no dia 15 de junho e até hoje não foi para votação em plenário.

Quem será o escolhido?

Dos muitos pré-candidatos a prefeito de Cariacica, pelo menos três são da cozinha do Palácio Anchieta: o deputado Euclério Sampaio; o ex-deputado Sandro Locutor e o ex-vereador Adilson Avelina, marido da vice-governadora Jaqueline Moraes. Todos querem o apoio do governador.
Euclério tem como diferencial que seu suplente é o Eustáquio de Freitas, ex-líder do governo na Assembleia.

Imagem ilustrativa da imagem Previdência só após a eleição?
|  Foto: André Felix AT
Manual do candidato

A Fernando Carreiro Consultores Associados, empresa de marketing político e eleitoral, lançou um “Manual do Candidato” para os que vão disputar as eleições deste ano. Tem dicas sobre como estruturar a campanha, como impactar no discurso e até qual a cor da roupa que mais agrada o eleitor.

“Não nos ajuda a atravessar a crise”

O presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, Pedro Ivo de Sousa, disse ser desproporcional a proposta do presidente do STF de estabelecer uma quarentena de 8 anos para magistrados e membros do MP disputarem eleição. “Não existe nenhuma outra carreira profissional que tenha uma quarentena equivalente. Acho desnecessário, pois não temos situações que gerem essa preocupação. Isso não nos ajuda a atravessar a crise”.

GALERIA

Amages também é contra
O presidente da Amages, Daniel Peçanha, também já se manifestou contrário à proposta da quarentena para juízes. “O que estão querendo fazer é deixar o magistrado, mesmo inativo, com seus direitos de cidadão ainda mais restringidos”, afirmou.

Disputa em Anchieta
Idealizador do Festival da Moqueca Capixaba de Anchieta, o empresário Ragner da Matta (PSC) confirmou a pré-candidatura a vereador na cidade do litoral Sul capixaba.

O outro caminho do PP
O PP assinou o “Aliança Cívica por Vitória” com a Rede e parte do PSDB. Vai seguir rumo diferente nesta eleição, uma vez que há 4 anos estava na base. “Houve um desgaste e procuramos outro caminho”, diz o presidente do PP-Vitória, Marcos Delmaestro.

Agosto, mês do...
Começou o mês mais emblemático e sombrio para a política brasileira.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: