X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

“Prever” e “ver” seguem a mesma conjugação


Ele nasceu em 29 de dezembro de 1800, em New Haven, Connecticut, EUA. Começou sua carreira como sócio do pai, mas o negócio deles faliu em 1830. Ficou conhecido por ter descoberto a vulcanização da borracha.

Trata-se de um processo em que se mistura enxofre com borracha em alta temperatura. Esse processo foi descoberto acidentalmente. A centenária companhia Goodyear de pneus escolheu esse nome em homenagem a esse norte-americano, no entanto os descendentes desse inventor jamais participaram dessa companhia como donos ou acionistas. Morreu em 1860, em Nova York, EUA. Ele é Charles Goodyear.

29/12 (DOMINGO): Dia Mundial da Biodiversidade. Observem-se esta frase e os trechos sublinhados: Convidamos o maior número de alunos possível para a palestra sobre biodiversidade. Nesse exemplo, a palavra “possível” fica no singular por causa do uso da expressão “o maior”. Isso ocorre também com o emprego das expressões “o menor”, “o mais” e “o menos”.

30/12 (SEGUNDA-FEIRA): Dia da Engenharia Militar. Como se sabe, quem previne, previne alguém ou alguma coisa (Exemplo: Militar reformado, Joaquim preveniu a filha.). Por esse motivo, deve-se dizer que ele “a preveniu”, e não “lhe preveniu”. Vale lembrar também que se pode “prevenir de (ou contra) alguém ou alguma coisa”.

31/12 (TERÇA-FEIRA): Dia da Esperança. O verbo “prever” é derivado do verbo “ver”. Consequentemente, seguem a mesma conjugação: Ele viu/Ele previu. É preciso ficar atento a algumas flexões (Exemplo: Sem esperança, alguns astrólogos preveem catástrofes.). Assim como em “veem”, “preveem” não tem acento circunflexo (Outros exemplos: “Se o vir” e “Se ele previr”).

01/01 (QUARTA-FEIRA): Dia Mundial da Paz. Apesar de empregadas no dia a dia, algumas flexões verbais não existem. A título de exemplo, cita-se aqui o termo “preveu”. Outra flexão inexistente é “proporam”. Nesse caso, a forma correta é “propuseram” (Exemplo: Os líderes das principais potências propuseram acordo de paz.).

02/01 (QUINTA-FEIRA): Dia do Santo Nome de Jesus. Empregada com o sentido de “da cor azul da turquesa”, a palavra “turquesa” fica invariável (Exemplo: No culto, os três pastores usaram gravatas turquesa.). Além do termo “turquesa”, outros substantivos são usados para indicarem cores e não variam (Exemplos: “camisas abóbora” e “ternos cinza”).

03/01 (SEXTA-FEIRA): Dia do Juiz de Menores. Leiam-se as seguintes expressões: “um certo” e “uma certa”. Geralmente, nesses casos, os termos “um” e “uma” são desnecessários (Exemplo: Um certo homem começou a seguir o juiz na cidade. Exemplo reescrito: Certo homem...). Às vezes, usam-se “um” e “uma” com caráter expressivo: Algumas pessoas nos dão um certo cansaço.

04/01 (SÁBADO): Dia do Hemofílico. Com acento agudo na primeira sílaba, o vocábulo “vívido” quer dizer “ardente, intenso, vivo” (Exemplo: João chamava a atenção por causa de suas atitudes humanas e vívidas.). Sem acento agudo, “vivido” (Pronúncia: /vivído/) é o particípio do verbo “viver” (Exemplo: Hemofílico, João já tinha vivido muitos anos.).

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

Curiosidade

Nas histórias em quadrinhos e em desenhos animados, Pluto é o cachorro do Mickey. Curiosamente, apesar de Pluto e Pateta serem cães, apenas Pateta fala, por apresentar características humanas. Já no mundo da formação das palavras, o elemento “pluto” vem do grego “ploutos” (= riqueza) e forma algumas palavras da língua portuguesa, como plutocracia (Sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico.).

J. Jerry Tononi é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: