Notícias

Cidades

Prefeitura de Macaé decreta calamidade após chuva intensa no Norte do RJ


A madrugada desta quinta-feira (8) foi marcada por chuva intensa em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Além de pontos alagados e de cidades em situação de alerta, o município de Macaé, no norte fluminense, declarou estado de calamidade na manhã desta quinta-feira devido a forte e permanente chuva.

Segundo nota oficial divulgada pela prefeitura, as aulas da rede pública de ensino foram suspensas, bem como o funcionamento em grande parte do comércio. Também foi recomendado que as pessoas evitassem sair às ruas. As chuvas na cidade registraram 110mm, com previsão de 90mm ainda para esta quinta, de acordo com a Defesa Civil.

Na nota, a prefeitura de Macaé informa que uma força-tarefa está no Centro de Convenções para prestar atendimento.

Rio em alerta

O município do Rio está em estágio de alerta desde as 21h15 de quarta-feira (7), informou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), devido à atuação de áreas de instabilidade na Bacia da Baía de Guanabara e na capital fluminense. As áreas instáveis provocam pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte, principalmente na zona norte.

A prefeitura recomenda atenção redobrada aos motoristas e pede que a população evite áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos de terra. Em sua página no Twitter, o COR informa que a previsão para hoje é de chuva moderada no período da tarde, perdendo a intensidade a partir da noite. Há ainda previsão de ventos moderados a fortes ao longo do dia, com temperatura máxima prevista de 23ºC.

A Marinha também divulgou comunicado informando sobre o período de ressaca do mar. A expectativa é de que ondas de 2,5 metros de altura poderão atingir a orla do Rio, das 22h desta quinta às 22h de sexta-feira (9). Este alerta é válido também para o litoral capixaba.