X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Prefeitura capixaba avalia adiar provas do Enem 2020


Uma das oito cidades no chamado "Risco Alto" para covid-19, conforme classificação do Mapa de Risco (elaborado pelo Governo do Estado), a cidade de Guaçuí avalia a possibilidade de não autorizar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (17). Caso a decisão seja adotada, os estudantes da cidade terão que fazer a prova em outra data definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A informação divulgada pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para a reportagem de A Tribuna.

Segundo a pasta, "está tudo preparado para a aplicação do Enem", mas, diante da classificação em risco alto até o próximo domingo, o município avalia a possibilidade de não autorizar a aplicação da prova, provocando o adiamento do exame na cidade.

A decisão da Secretaria de Educação, no entanto, ainda não é definitiva.

Um novo Mapa de Risco, que leva em consideração (dentre outros dados) a média móvel do número de óbitos, casos confirmados e pessoas internadas na UTI, será divulgado na próxima sexta-feira (15), para entrar em vigor apenas no dia 18 de janeiro.

Segundo o Portal G1, o Inep, responsável pela aplicação da prova, afirmou que ainda será definida uma data especial para essas cidades que considerarem perigosa a realização da prova durante a pandemia da Covid-19. Uma data prevista para fevereiro chegou a ser anunciada, mas depois a informação foi retificada.

Cidades avaliam o cenário

Procurada pela reportagem de A Tribuna, a Prefeitura de Cariacica informou que, na realização do Enem, apenas cede o espaço, já que não é organizado pelo órgão. A Prefeitura de Vila Velha, cidade que está em risco moderado, afirmou que o Enem será aplicado em seis escolas do município, com as instalações físicas adequadas conforme as normas das autoridades sanitárias para prevenção e combate da Covid-19.

Em Vitória, a prova também está confirmada. Nove escolas da capital receberão os candidatos: Álvaro de Castro Mattos (Jardim da Penha); Arthur Costa e Silva (Bairro República); Éber Louzada Zippinotti (Jardim da Penha); Izaura Marques da Silva (Andorinhas); Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maria Ortiz); Maria Leonor Pereira da Silva (Santa Lúcia); Padre Anchieta (Ilha de Santa Maria); Professora Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro); e Suzete Cuendet (Maruípe).

A Prefeitura de Colatina (em risco alto) disse que aguarda a decisão do governo do Estado e do MEC. Em Mimoso do Sul, a prova se manterá na mesma data. Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, São Mateus e Marilândia, que também estão em risco alto para a Covid-19, não se pronunciaram até a publicação desta reportagem.

Já a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) informou que não fez pedido ao governo federal, no sentido de adiamento das provas do Enem. “Desde as inscrições, até a divulgação dos resultados, o processo é conduzido pelo Inep”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: