X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Prazo para pagar IPVA é prorrogado até fim do ano


Imagem ilustrativa da imagem Prazo para pagar IPVA é prorrogado até fim do ano
Trânsito em Carapina, na Serra: circulação de veículos aumentou pelas vias dos municípios da Grande Vitória |  Foto: Beto Morais/AT

Quem ainda tem pendências com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao exercício financeiro de 2020, poderá fazer o pagamento até 30 de dezembro, sem a cobrança de multas ou encargos por atraso.

Isso porque o governador Renato Casagrande vai sancionar o Projeto de Lei (PL) 422/2020, que amplia até o fim do ano o prazo para as pessoas que estão devendo o IPVA. O prazo anterior era até o fim de julho.

O projeto, de autoria do deputado Emílio Mameri (PSDB), foi aprovado pela Assembleia Legislativa em uma sessão ordinária híbrida, realizada na manhã de ontem.

A matéria tramitou em regime de urgência e foi analisada em reunião conjunta das comissões de Justiça e Finanças, em que o deputado Fabrício Gandini (Cidadania) deu parecer pela constitucionalidade e aprovação do projeto.

O relatório foi acolhido pelos membros dos colegiados e depois ratificado pelo Plenário da Casa.
De acordo com o deputado Emílio Mameri, a proposta tem o objetivo de ajudar o capixaba neste momento de crise financeira, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.

“Sabemos que muitas pessoas foram e estão sendo afetadas pela onda de desemprego e com a queda brusca em suas rendas. Nossa proposta também surgiu do contato com muitos motoristas de aplicativos, taxistas, condutores de transporte escolar e motoristas em geral, que nos relataram a dificuldade de acertar o imposto dentro do prazo, justamente por conta dos efeitos da pandemia em suas rendas”, ressaltou.

Mudanças

Inicialmente, a proposta permitia aos devedores do IPVA deste ano o parcelamento em até seis vezes dos débitos, sem a cobrança de multa e juros. A última parcela era até 28 de julho, conforme o emplacamento do carro.

Mas, como o deputado Emílio Mameri e o líder do governo na Casa, Dary Pagung (PSB), apresentaram uma emenda substitutiva, que altera a Lei 6.999/2001, que trata das normas do recolhimento do imposto, o pagamento poderá ser realizado até o fim do ano.

Depois de aprovada pelos deputados estaduais, a proposta seguiu para o governador Renato Casagrande, que já afirmou, por meio de sua assessoria, que o projeto será sancionado.
Quando houver a sanção, as modificações passarão a valer na data da publicação no Diário Oficial do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: