Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo anda curto para os dois lados, acabamos comendo besteiras na rua.

Mas, com um pouquinho de organização e conhecendo dicas e truques certos, você consegue ter mais praticidade na cozinha, inclusive na hora de organizar os utensílios, manter todo o ambiente limpo e preparar as refeições de forma mais rápida. Confere aí as dicas da Nutri:

Crie um cardápio semanal
Planejamento é essencial na vida. Por isso, para acelerar qualquer processo, a base é a organização. No dia em que estiver de folga ou for mais tranquilo, crie um cardápio semanal.

Aproveite a comida do dia anterior
Lembre-se que pode sobrar comida de um dia para o outro, então, como segundo plano do cardápio diário, já tenham em mente uma opção para fazer com a comida do dia anterior.

Exemplo: o frango assado no domingo pode virar risoto de frango na segunda, uma canja ou o recheio do sanduba.

Foque no que tem em casa
O ideal é criarmos o cardápio semanal em cima do que já temos em casa, garantindo economia.

Caso contrário, já saia para fazer compras antes que a semana comece. Pois precisaremos de todos os ingredientes necessários para colocar o menu em prática.

Congele os alimentos
Tudo pode ir para o congelador. Podemos congelar frutas e verduras. Podemos já deixar as carnes em porções, para serem descongeladas no dia. E isso acelera bastante o processo.

Organize a cozinha
Não adianta nada organizarmos o cardápio e termos todos os ingredientes em casa e ficarmos perdidas dentro da própria cozinha. A dica é pegar um dia para arrumar todo o ambiente.

Aposte nas receitas mais práticas
Para o dia a dia, não adianta elaborar um supercardápio, vai atrasar tudo. Se não dá tempo de fazer o feijão ou uma carne assada, aposte nas receitas mais fáceis, ou deixe preparado de véspera.

Algumas sugestões que adoro: frittata, estrogonofe, frango xadrez, carnes, legumes, massas, saladas…

Deixe para fazer o mais demorado nas horas de folga e congele-os em potinhos para a semana corrida.

Reutilize a panela
Outra dica é: fritou bife, já usa a mesma panela para refogar os legumes. É prático e ainda deixa o legume com gostinho de carne.

Fizeram macarrão, deixem-no no escorredor e usem a mesma panela para fazer um refogadinho rápido. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Limpar enquanto cozinha
A pior coisa é terminar a comida e ver aquela montanha de louça para lavar, além de pia, balcão e panos sujos.

Então, para não perder o encanto, a ideia é irmos lavando e limpando durante o processo. Se tiver máquina de lavar, melhor ainda.

Praticidade é a palavra de ordem! Gostaram das dicas? Bora colocar em prática hoje mesmo? Quero ver todo mundo acelerado aí na cozinha e fazendo todo dia uma receita delícia, heim? A gente se vê em breve para compartilhar novas dicas.


últimas dessa coluna


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode …


Réveillon, e agora?

Réveillon, você sabe como é… porções fartas de saborosa comida, somadas a alguns goles a mais, são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar …


Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar …