Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Por elas. Por nós. Por todas as mulheres

| 08/03/2020, 08:59 08:59 h | Atualizado em 08/03/2020, 09:07

Vivemos nos últimos anos um importante processo de ressignificação do Dia Internacional da Mulher. Questões antes impensáveis se tornaram pauta essencial quando o assunto é o espaço feminino na sociedade.

O dia 8 de março tornou-se um símbolo mundial que nos lembra de todas as lutas enfrentadas pelas mulheres ao longo da história. Estamos cada vez mais fortes e unidas em um movimento transformador que tem tudo para nos levar a um novo momento, mais justo e equânime, nas diversas esferas sociais. A caminhada é árdua e precisa ser perene, mas estamos evoluindo significativamente.

Certamente, nessa extensa trajetória de luta por direitos iguais, muitas mulheres inspiradoras têm nos ajudado a enxergar formas diferentes de pensar o papel de todas nós nas transformações do mundo atual.

Às vezes, uma mãe ou avó que batalhou para entrar na faculdade. Uma professora que nos fez ver além do que os livros mostravam. Uma celebridade, governante ou cientista que nos mostra que somos capazes de alcançar o sucesso nas mais variadas áreas. Ou mesmo uma chefe que consegue traduzir o poder feminino de liderança.

Temos em nós um pouco de cada uma delas. Somos uma parte de nós mesmas, com nossas batalhas individuais, e um pouco de todas, com nossas tão essenciais lutas coletivas.

No meio corporativo, um espaço que historicamente foi dominado por homens, estamos crescendo. Infelizmente, há disparidades salariais e líderes mulheres ainda são minoria. Mas elas existem e são uma inspiração. Olhamos para o cume e nos sentimos representadas.

É fundamental que as empresas ampliem esse debate, oferecendo apoio às mulheres e colocando em prática ações que contribuam para que sejamos valorizadas nos locais de trabalho.

Na nossa cooperativa, estamos lançando o “Por Todas”, um movimento que tem o objetivo de trazer à tona diversos aspectos da relação feminina com a sociedade, seja no universo organizacional, na rua, em casa ou em qualquer outro lugar. Como parte da ação, cooperadas e colaboradoras vão contar suas histórias de superação. Uma forma de inspirar e dar voz às mulheres da empresa.

Se sua chefe é mulher, caminhe com ela em sua missão diária que é nos colocar nos espaços que merecemos ocupar tanto quanto os homens. Se você é gestora, faça jus a seu papel e siga na luta pelas posições que são nosso direito legítimo.
Cada vez que algumas de nós alcançamos “lugares” que antes eram de domínio masculino, levamos conosco um pouco de todas as outras. É como um voo em bando em busca de objetivos elevados. Temos de ser muitas num grito uníssono e constante por igualdade.

Até 2030, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro deve crescer mais do que a masculina. Isso é fruto das mudanças culturais, de um investimento em educação feito pelas mulheres e, sobretudo, da nossa luta por direitos. Sigamos incansáveis nessa batalha. No mercado de trabalho e na vida.

Karla Toríbio é diretora de Recursos Próprios de cooperativa médica

SUGERIMOS PARA VOCÊ: