![Lagoa do Vigia é utilizada por moradores da região para banhos no verão (Foto: Kadidja Fernandes/ AT)]()
Lagoa do Vigia é utilizada por moradores da região para banhos no verão (Foto: Kadidja Fernandes/ AT)
“Cinco anos se passaram e nenhuma melhoria foi feita para salvar a Lagoa do Vigia, no bairro Alzira Ramos”, denuncia o aposentado Pedro Maia, que mora no bairro.
Segundo ele, desde a última reclamação feita nesta coluna, nada foi feito.
“A lagoa está secando, cheia de mato e assoreada. Ela é importante para comunidade, que no verão usa suas águas para se refrescar”.
Pedro afirma que a prefeitura havia prometido construir um parque no seu entorno, mas o projeto sequer foi para o papel.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica informa que a Lagoa do Vigia fica em propriedade particular e, que desde 2013 adota medidas para a proteção da Lagoa.
Esclarece que diversas ações de fiscalização foram realizadas no local, com o intuito de coibir ocupações irregulares e degradação ambiental, a última em agosto de 2017.
![Pedro disse que o município precisa atuar de forma mais incisiva para garantir a preservação desta lagoa]()
Pedro disse que o município precisa atuar de forma mais incisiva para garantir a preservação desta lagoa
Com relação à seca da lagoa, acentua que não é só uma questão pontual, pois ocorre devido à ausência de chuvas. Numas das ações realizadas na área foram identificados alguns pontos de captação de água subterrânea (poços), sendo a Agência de Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) comunicada para adoção de providências. Denúncias podem ser feitas na Gerência de Monitoramento Ambiental, tel:3354-5403 ou na Ouvidoria Municipal no 162.