X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Justiça recebe denúncia contra vereador de Vitória

O político é acusado de cometer transfobia em uma sessão parlamentar


O juiz da 10ª Vara Criminal de Vitória, Gustavo Grillo Ferreira, recebeu uma denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual contra o vereador da capital, Gilvan Aguiar Costa. O político é acusado de cometer transfobia em uma sessão parlamentar.

O fato, ocorreu em abril deste ano, quando o integrante da Câmara se referiu com discurso de ódio e falas preconceituosas contra a ativista Déborah Sabará, uma mulher trans. Segundo a denúncia, o caso teve início quando a “Moção de Aplauso Pelo Dia da Mulher” para a vítima foi  colocada em votação.

Na ocasião, o vereador começou a questionar se Déborah havia nascido mulher ou se poderia engravidar e amamentar. Além de produzir outros ataques à comunidade LGBTQIA+.

Diante disso, o MPES afirmou que “as palavras ditas não possuíam vínculo com a atividade parlamentar exercida, extrapolaram o gozo da imunidade material inerente ao cargo ocupado pelo denunciado e foram proferidas em total confronto aos objetos da República Federativa do Brasil e a dignidade humana”.

Na denúncia, o MPES requereu uma ação punitiva estatal, com a condenação do denunciado nas penas relacionadas ao delito mencionado. 

O político, no entanto, disse que não cometeu nenhum crime."Não foi caso de transfobia”, afirmou 

Procurado pela reportagem, Gilvan da Federal, por meio de nota, falou sobre a denúncia.

“Não foi caso de transfobia, no Dia das Mulheres quem deve ser homenageada é uma mulher. Se querem homenagear um trans, que criem o dia do trans. Continuarei defendendo os valores cristãos e da família. Deus, Pátria, Família e Liberdade!”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: