Força Nacional fica no Espírito Santo até dezembro
Escute essa reportagem

O governo federal autorizou, nesta quinta-feira (20), a permanência da Força Nacional no Espírito Santo até o dia 20 de dezembro. As informações são do G1.
Na portaria, publicada no Diário Oficial e assinada pelo ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, outros quatro estados também aparecem como beneficiados pelo programa de enfrentamento a crimes violentos: Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco.
A publicação também define o foco das tropas, que serão os seguintes municípios:
- Ananindeua (Pará);
- Cariacica (Espírito Santo);
- Goiânia (Goiás);
- Paulista (Pernambuco);
- São José dos Pinhais (Paraná).
"As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos, que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública", informa a portaria publicada pelo Ministério da Justiça.
Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) informou que a medida do governo federal entrou em consonância com a prorrogação também do efetivo ostensivo, que já havia recebido autorização para permanecer no Estado.
A Sesp também explicou que a solicitação de permanência parte da secretaria, mas é ajustada de acordo com a disponibilidade do governo federal.
"Cabe destacar que o Governo do Estado apoia a permanência, visto que vem sendo realizado um importante trabalho integrado em Cariacica, além de apoio a operações em toda a Região Metropolitana, no combate à criminalidade organizada, que impacta diretamente no município onde o projeto foi implantado", diz o comunicado.
Leia a resposta na íntegra:
A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) informa que foi publicada, nesta quinta-feira (20), a prorrogação da permanência da Polícia Judiciária da Força Nacional de Segurança Pública, no município de Cariacica, dentro da atuação do projeto Em Frente Brasil.
A medida entra em consonância com a prorrogação também do efetivo ostensivo, que já havia recebido autorização para permanecer no Estado. Esses prazos podem ser prorrogados, conforme já vem ocorrendo desde o início do programa. A solicitação da permanência parte da Sesp, mas é ajustada em comum acordo com o Governo Federal.
Em relação ao efetivo, a Sesp informa que é variável, visto que é composto por policiais civis, militares, bombeiros e peritos de diferentes estados e, em razão da pandemia, houve necessidade de adequação, mas sempre composto por cerca de 100 agentes de segurança.
Cabe destacar que o Governo do Estado apoia a permanência, visto que vem sendo realizado um importante trabalho integrado em Cariacica, além de apoio a operações em toda a Região Metropolitana, no combate à criminalidade organizada, que impacta diretamente no município onde o projeto foi implantado.
A equipe de Polícia Judiciária tem trabalhado em plena sintonia com o Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no apoio a investigações e inquéritos policiais em andamento. A busca das forças de segurança estaduais pela redução da criminalidade é incessante, principalmente no quesito homicídios, mas também aos crimes contra o patrimônio, que apresentam queda desde que o projeto foi implantado.
Comentários