X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Quadrilha levava 15 segundos para roubar moto

Operação prendeu dois ladrões ligados a um grupo especializado que cometia os crimes. Peças eram vendidas e placas adulteradas


 

Imagem ilustrativa da imagem Quadrilha levava 15 segundos para roubar moto
A ação dos ladrões era tão planejada que o tempo gasto para cometer o crime era bem curto: apenas 15 segundos. |  Foto: Pixabay

Uma ação rápida, organizada e que deixa prejuízo para vários motociclistas da Serra pode estar com os dias contados. É o que espera a polícia, que identificou e prendeu dois ladrões ligados a uma quadrilha especializada no roubo de motos no município.

A ação dos ladrões era tão planejada que o tempo gasto para cometer o crime era bem curto: apenas 15 segundos. 

O objetivo, segundo a polícia, era repassar parte das motos roubadas para ferros-velhos, onde os veículos eram desmanchados e suas peças revendidas.

“Geralmente, eles saíam rodando em dupla, em uma moto, procurando oportunidades. Assim que eles encontram, executam o crime. Eles quebram a ignição com a chave micha e com 15 segundos levam embora o sonho de um cidadão de bem”, disse o titular da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), delegado Marcus Vinicius.

Segundo o delegado, além de serem direcionadas para ferro-velho,  algumas motos tinham a placa adulterada para serem revendidas para receptadores por um preço bem menor do que o praticado no mercado.

Segundo a Polícia Civil, aproximadamente 29 pessoas estariam envolvidas nesta quadrilha, que só foi identificada a partir do alto número de furtos e roubos de motos registrados no município da Serra. 

A partir dos casos, a polícia deflagrou em julho deste ano a primeira fase da Operação 15 segundos, com a prisão de duas pessoas.

“Com essas prisões, recebemos informações sobre as outras pessoas. Com isso, conseguimos cumprir, na última terça-feira, 44 mandados de busca e apreensão domiciliar no município, com a apreensão de um farto material probatório, que comprovou a existência da organização”, disse o delegado.

Durante a ação da Polícia Civil, um suspeito de 18 anos  foi preso em flagrante. A Guarda Municipal da Serra, que deu apoio na operação, informou que o outro suspeito, um jovem de 21 anos, foi preso por ameaçar os agentes. 

“Ele tem 17 passagens pela polícia. Em 2020, foi preso por desmontar uma moto. Foram várias ocorrências”, disse a comandante da Guarda Municipal da Serra, Laís Araújo.

Serra registrou 482 furtos e roubos

 

Imagem ilustrativa da imagem Quadrilha levava 15 segundos para roubar moto
A professora Renata Guimarães e o seu marido, o empresário Lucas Souza da Silva, compraram uma moto XRE 300, mas no último dia 12 de abril o veículo foi roubado. |  Foto: Douglas Schineider/AT

Somente nos seis primeiros meses deste ano, o município da Serra registrou 482 furtos e roubos de motos. Os números são da Polícia Civil, que deflagrou a operação para identificar e prender membros da quadrilha especializada nesse tipo de crime.

Segundo a comandante da Guarda Municipal da Serra, Laís Araújo, os dois presos na operação já eram conhecidos pela atuação criminosa no município. Eles são suspeitos de participar de alguns furtos registrados nos primeiros seis meses do ano.

Titular da  Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), o delegado Marcus Vinícius disse que, a partir de agora, a polícia trabalha para prender os outros membros da quadrilha, e assim trazer uma sensação de segurança para os moradores. 

“Vamos fazer um aprofundamento das investigações, levantar mais provas para solicitar os mandados de prisão”, disse.

O delegado também falou que os criminosos da organização podem estar atuando em outras cidades capixabas, inclusive no interior do Estado.

“Precisamos checar se procede o envio de motocicletas para o interior. Sendo procedente essa informação, vamos verificar se há uma ramificação no interior do Estado ou se é uma venda aleatória para moradores da localidade que podem estar sendo enganados”, afirmou o delegado.

SAIBA MAIS

Quadrilha 

A Polícia Civil identificou uma quadrilha especializada no furto de motocicletas no município da Serra.

A ação dos ladrões era  planejada e eles levavam apenas 15 segundos para furtar as motos.

O objetivo era repassar  os veículos para ferros-velhos, onde as motos eram desmanchadas e suas peças revendidas.  As placas também eram adulteradas para a revenda da moto.

Envolvidos 

Ao todo,  29 pessoas que estariam ligadas ao grupo criminoso foram identificadas.

Operação 

Para chegar até na organização criminosa, a polícia contou com o apoio da Guarda Municipal da Serra, que estranhou  o alto número de furtos e roubos de moto no município.

As investigações, que começaram em maio deste ano, identificaram duas pessoas, que foram presas na primeira fase da operação, em julho. 

Após essas prisões, foi possível chegar em outros  suspeitos, sendo desarticulada a segunda fase da operação, na última terça-feira. 

A segunda fase da operação identificou dois homens, de 21 e 18 anos, que  foram presos em flagrante pela posse irregular de munições e por ameaça a agente público. Eles foram levados para o presídio e também são investigados como suspeitos de terem participação na quadrilha. 

O jovem de 21 anos, segundo a guarda da Serra, já possui 17 passagens pela polícia. Entre os crimes cometidos por ele está furto, roubo e receptação.

As investigações continuam para saber se os criminosos  também agiam em outros municípios, principalmente no interior do Estado.

Fonte: Polícia Civil e Guarda da Serra.

Motos mais caras são as mais visadas pelos bandidos

Visadas pelos criminosos por serem as mais vendidas nas lojas e, principalmente, por terem peças muito procuradas no mercado, as motos que possuem um alto preço   são os principais alvos da quadrilha que foi identificada na Serra.

“As motos cuja as peças são encontradas com mais facilidade são as mais furtadas por essa quadrilha. São motocicletas de um maior valor. Possivelmente eles (os ladrões) têm algum receptador que demonstra ter interesse nesses veículos”, explicou o titular da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), delegado Marcus Vinicius.

O delegado não soube precisar todos os modelos mais visados pelos criminosos, mas disse que um deles é a Honda XRE.

“Ainda temos que aprofundar a investigação para saber exatamente quais são essas motos, mas além da Honda XRE, temos outros modelos que também são visados por esses criminosos”, destacou o delegado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: