X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

ES tem queda de 11% em homicídios e novembro menos violento em 28 anos

Segundo a Sesp, foram registrados 790 assassinatos em 2024, contra 889 nos 11 primeiros meses do ano passado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem ES tem queda de 11% em homicídios e novembro menos violento em 28 anos
Número de homicídios registrados entre janeiro e novembro deste ano caiu 11,1% no Estado, segundo a Sesp |  Foto: Vinicius Rangel / TV Tribuna

O Espírito Santo registrou uma queda de 11,1% no número de homicídios, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2023.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram contabilizados 790 assassinatos em 2024, contra 889 nos 11 primeiros meses do ano passado.

Além disso, foram registrados 74 homicídios no último mês, o menor número para meses de novembro nos últimos 28 anos.

Ainda segundo a Sesp, a maior redução no número de homicídios aconteceu na região Norte do Estado, que acumula queda de 26,1% em 2024. Nessa região, foram 156 registros contra 211 no mesmo período do ano passado.

A Grande Vitória acumula redução de 10,2% e a região Noroeste apresenta retração de 5,6%. A região Sul manteve o mesmo número de registros do ano passado. Já a região Serrana foi a única que registrou aumento, de 12%.

No recorte por cidades, 51 municípios capixabas estão há mais de 30 dias sem ocorrência de homicídio. Desses, oito estão há mais de um ano sem registrar este crime.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, explicou que o resultado é fruto de investimentos, trabalho contínuo e inteligente contra o crime organizado.

"O Espírito Santo vive um momento de franco avanço na área da Segurança Pública, com investimentos robustos em inteligência, tecnologia e capital humano. Estamos trabalhando com afinco para manter a curva de redução de homicídios e levar cada vez mais paz para a sociedade capixaba”, frisou.

Homicídios de Mulheres

Por outro lado, o Espírito Santo registrou aumento no número de homicídios contra mulheres. Segundo a Sesp, foram contabilizados seis casos em novembro e 88 ao longo do ano, o que representa elevação de 12,8% em relação ao mesmo período de 2023.

No recorte de feminicídios, que são os assassinatos cometidos contra mulheres em razão do gênero, o Estado registrou quatro casos em novembro e acumula 36 registros no ano, o que representa 16,1% a mais que em 2023.

“Infelizmente, estes números são resultado de uma cultura machista que ainda existe em nossa sociedade. Enquanto existir um homem que acredita ter o domínio sobre sua companheira, continuaremos convivendo com a triste realidade do feminicídio. Prosseguimos trabalhando com os programas e projetos da Segurança Pública, como a Patrulha Maria da Penha, o Projeto Homem que é Homem e as Salas Marias, para combater este mal que aflige a sociedade capixaba”, afirmou Damasceno.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: