X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Entenda o esquema dos hackers para desviar dinheiro no ES

O esquema era composto por ao menos três núcleos: hackers, intermediadores e beneficiários


A operação Cybercafé realizada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (22), identificou a existência de um grupo criminoso composto ao menos por três núcleos: Hackers/Atacantes; Intermediadores e Beneficiários, que invadiam contas bancárias, por meio da internet, para desviar valores ou quitar boletos.

 Para o esquema acontecer, os hackers acessavam ilegalmente as contas das vítimas mediante ataque Phishng ou Acesso Remoto (RAT's - Remote Access Trojan), desviando os valores para contas de beneficiários ou para pagamento de boletos da Secretaria Estadual de Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ/ES).

Já os intermediários eram responsáveis pelo recrutamento dos beneficiários e deles recebiam os valores frutos das fraudes, repassando parcela dos valores colhidos com o crime aos hackers.

Confira:

Imagem ilustrativa da imagem Entenda o esquema dos hackers para desviar dinheiro no ES
- |  Foto: Divulgação/Polícia Federal

Investigação

As investigações tiveram início após uma ação preliminar da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) identificar um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias atuando no Estado do Espírito Santo.

No total, a justiça expediu 20 mandados, sendo dois de prisão temporária e 18 de busca e apreensão. A operação Cybercafé, como foi nomeada, foi realizada nesta quarta-feira (22). O objetivo da ação é conter o grupo criminoso especializado na prática de fraudes eletrônicas.

Imagem ilustrativa da imagem Entenda o esquema dos hackers para desviar dinheiro no ES
Bens apreendidos durante a operação |  Foto: Divulgação/Polícia Federal

Em razão da grande quantidade de mandados a serem cumpridos, a operação conta com a participação de 77 policiais federais do Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

De acordo com a polícia, os maiores beneficiários das fraudes cometidas são empresas que atuam no comércio de café do Espírito Santo e, por esse motivo, a operação foi nomeada como "Cybercafé".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: