Bandidos arrombam escola e levam 64 notebooks no Estado
Escute essa reportagem
Bandidos arrombaram e levaram mais de 60 notebooks da Escola Estadual Victorio Bravin, na região de Araguaia, em Marechal Floriano, região Serrana do Estado. Além disso, os criminosos ainda danificaram o sistema de videomonitoramento interno do local. O crime foi descoberto na manhã desta segunda-feira (30).
A diretora da escola, Liane Maria Bravin Catelan, disse aos policiais militares que chegou para trabalhar por volta das 6h50 desta segunda e se deparou com o portão principal e o dos fundos arrombados.
Segundo ela, os 64 chromebooks foram recebidos pela escola na última semana. Os equipamentos foram adquiridos pelo governo do Estado para serem entregues aos estudantes do 3ª ano do ensino médio para auxiliar nos estudos, visando o Enem.
Os aparelhos estavam guardados em uma sala e seriam distribuídos aos alunos nos próximos dias.
"Invadir uma escola pública, onde a gente tenta fazer um trabalho, um investimento para as crianças terem um futuro melhor. A gente fica muito frustrado e triste com isso", lamentou ela.
Diversas caixas de computadores também estavam abertas na frente da escola, bem como uma caixa de som e uma tela de computador. "Acredito que tiraram das caixas para ficar menos volume", disse a diretora.
A perícia da Polícia Civil também foi acionada ao local. Acompanhados pela diretora, a equipe verificou que diversas portas de salas de aula estavam arrombadas, assim como da diretoria, da biblioteca e da sala de reunião.
De acordo com a Polícia Militar, foram retirados alguns aparelhos de datashow e computadores. Além do cenário de diversas salas arrombadas e cadeados quebrados, foram destruídas diversas câmeras de videomonitoramento.
"Também foram retirados o computador e o HD da sala de videomonitoramento. A diretora disse que também foram levados uma televisão e um celular", informou em nota a PM.
A diretora foi orientada a registrar o fato na delegacia do município. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, informou que o local foi periciado e as investigações estão em andamento, para identificar os envolvidos.
A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica informou que o Boletim de Ocorrências foi registrado.
"A equipe da SRE esteve no local e aguarda as investigações da Polícia Civil. As aulas nesta segunda-feira estão sendo realizadas no formato remoto", informou por nota.
Comentários