Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família

AT em Família

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Plantas tóxicas são perigo para o seu pet

| 26/10/2020, 17:39 17:39 h | Atualizado em 26/10/2020, 17:43

As plantas embelezam o lar, porém algumas podem representar um sério risco para a saúde de cães e gatos. Existem espécies que muita gente gosta de ter em casa, mas que são tóxicas.

Imagem ilustrativa da imagem Plantas tóxicas são perigo para o seu pet
Brincar com plantas é um hábito comum entre os animais: veterinários alertam para os cuidados necessários |  Foto: Divulgação



Alguns exemplos são antúrio, copo-de-leite, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio, costela-de-adão, hortência, lírio, espirradeira, azaleia, mamona, jiboia, alamanda, filodendro, coroa-de-cristo e folha-da-fortuna.

De acordo com especialistas, o risco da intoxicação é maior quando são cultivadas em casa, já que nem sempre o tutor vê o animal comendo. Durante passeios, os tutores geralmente estão mais atentos aos pets.

O veterinário Fadel Chequer explica que animais geralmente comem folhas ou flores quando estão com desconforto abdominal – como cólica, gases ou verminose – devido ao teor de fibra das plantas.

Ao observar o comportamento, é necessário investigar a causa e, principalmente, verificar através de fonte segura se aquela espécie é tóxica. Se for, o tutor deve levá-lo imediatamente ao veterinário antes mesmo de surgir qualquer sintoma.

“Normalmente quando há intoxicação o animal tem quadro de vômito, queimadura na mucosa da boca, falta de coordenação e salivação excessiva”, pontua.

A veterinária Mariana Guimarães esclarece que os sintomas podem variar dependendo da planta tóxica que foi ingerida.

“Intoxicações por planta são comuns. Por medicação também. E é possível evitar não tendo essas espécies tóxicas em casa. Por isso, é importante confirmar se é uma planta segura antes de comprar”, recomenda Mariana.

“Também é preciso ter cuidado redobrado durante o passeio”, acrescenta a especialista.


FIQUE POR DENTRO


Espécies tóxicas

> Alguns exemplos de plantas tóxicas são antúrio, copo-de-leite, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio, costela-de-adão, hortência, lírio, espirradeira, azaleia, mamona, jiboia, alamanda, filodendro, coroa-de-cristo e folha-da-fortuna.
> Antes de decidir cultivar uma planta em casa, o ideal é consultar uma fonte segura para confirmar se é tóxica. Há espécies que são perigosas até para humanos.

Em casos de intoxicação

> Se notar que o pet ingeriu alguma planta tóxica, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário, já que pode ser fatal. O socorro ágil aumenta as chances de recuperação.
> Vômito, palpitações, queimadura na mucosa da boca, falta de coordenação e salivação excessiva e convulsão são possíveis sinais de intoxicação.

Fonte: Especialistas entrevistados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: