Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Pesquisa inédita levanta carga viral nos esgotos

| 30/05/2021, 10:44 10:44 h | Atualizado em 30/05/2021, 10:58

Até agosto, será detalhada a pesquisa inédita que mapeia a carga viral, incluindo as variantes da Covid-19, existente nos esgotos da Grande Vitória captada nas estações de tratamento.

Não detecta o vírus, mas sim o material genético dos vírus. Daí, não há risco de contágio. Além da Covid-19, permitirá saber a incidência de outros tipos de vírus que causam doenças graves.

Desenvolvida pela Ufes, Cesan e Fapes, quando for concluída, em setembro, a pesquisa deverá integrar o Painel Covid, do governo estadual, e disponibilizada em aplicativos. O professor e microbiologista Sérvio Túlio destaca que haverá melhor conhecimento do número estimado de pessoas infectadas e por bairros. “Saberemos localizar eventuais surtos”, salienta.

Duas frentes
Enquanto o professor Sérvio Túlio avalia o esgoto hospitalar, a professora Regina Kelly monitora o doméstico, ambos com apoio laboratorial do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID). “Essa medição pelo esgoto bruto também será ferramenta importante no controle de futuras doenças”, frisa Regina Kelly.

Vacinação de colegas
O governador Casagrande avalia que até “final de junho ou início de julho”, os 700 jornalistas e radialistas capixabas deverão ser vacinados contra Covid. “Lógico que dependemos da oferta de doses”, cita. A categoria, com muitos na linha de frente, já fez tuitaço, vestiu azul e agora corre abaixo-assinado nacional pela vacina. Em uma semana, teve cinco mil assinaturas.

CAIS DAS ARTES COM OUTRO OLHAR – A morte do renomado arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, 92 anos, levou muita gente a lançar outro olhar para o Cais das Artes, em Vitória, obra inacabada que leva sua assinatura, uma grife que já sofreu comentários apressados, como “um caixote à beira-mar”. Sugeriram até sua demolição. O governador Renato Casagrande diz que tem “total interesse em concluir a obra. Temos dinheiro para isso, porém há um intrincado processo judicial com a construtora, que herdamos em 2019”, frisa.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa inédita levanta carga viral nos esgotos
|  Foto: Rodrigo Gavini / AT 18/09/2018

Por um trilho
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, promete acabar com os roubos de trilhos e outros. Mas não falta por lá quem tema a extinção da antiga linha ferroviária da Leopoldina, que corta o município até Vila Velha, já surrupiada em trechos. A propósito, o prefeito diz que, se pudesse, utilizaria a linha para o transporte VLT. Porém, trata-se de concessão federal.

Por um fio
E a “conexão crack”, empurrada pelo empobrecimento geral, sobe a montanha vip. Virou desafio falar com a rede hoteleira de Pedra Azul, Domingos Martins, pelo telefone fixo, tão grande é o roubo de fios na região.

Sem pedal
Governo abriu edital para asfaltar 30 quilômetros entre Linhares e Povoação, reivindicação antiga. O colega Zenilton Custódio, morador da área, aplaude a iniciativa, porém lamenta a falta de ciclovia para a pista. “É um trecho de belezas naturais que é muito utilizado por ciclistas”, cita. E opina: “Acho que toda rodovia de até 50 quilômetros deveria ter ciclovia”.

Males do Brasil...
Entreouvido num papo de padre, a respeito da brincadeira do Papa Francisco dizendo que brasileiro não se salva, pois bebe muita cachaça e faz pouca oração. “Imagina o que o Papa diria então sobre os beberrões russos, irlandeses, tchecos, alemães e escoceses?”

...A propósito
Soa cândido hoje o antigo comentário do escritor Monteiro Lobato que, na década de 1940, reduziu os males do Brasil ao excesso de formiga e atraso verificado em áreas rurais.

ÚLTIMA HOMENAGEM. Foi em 11 de março de 2020, na Ufes, que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha recebeu do então reitor Reinaldo Centoducatte o título de “Doutor Honoris Causa”.

SOCORRO. Lançado em abril, o Fundo de Proteção ao Emprego prevê R$ 250 milhões em socorro, via Bandes, às empresas afetadas pela pandemia. “É mais que São Paulo”, cita o presidente do banco, Munir Abud.

BIG BROTHER DA SEGURANÇA. Em indicação ao governo, o deputado estadual Bruno Lamas propõe câmeras portáteis acopladas aos uniformes dos policiais, em nome da transparência.

PELA INTERNET. A jornalista Luiza Medina lança o e-book “Coqueiral de Aracruz: Histórias que contam a História”, publicado pela Praia Editora.

FILOSOFIA NA PANDEMIA “Tentar tributar o livro explica por que o Paulo Guedes é o Posto Ipiranga, em vez de enciclopédia da economia”. Do publicitário Washington Olivetto.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: