Câmara do Recife compra novo imóvel por R$ 25 milhões em Santo Amaro
Terreno adquirido com recursos próprios substituirá prédio tombado e três anexos; mudança promete acessibilidade e estrutura moderna
Escute essa reportagem

A Câmara Municipal do Recife anunciou, nesta segunda-feira (12), a aquisição de um novo imóvel que vai abrigar sua futura sede. A nova estrutura ficará localizada na Avenida da Saudade, nº 254, no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade, a cerca de 1 km do prédio atual, na Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana.
A compra do imóvel está orçada em R$ 25 milhões e será feita com recursos próprios. A expectativa é concentrar todos os setores administrativos e legislativos em um único local, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento mais eficiente à população.
“Nosso objetivo é obter mais eficiência, com a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos servidores públicos”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB).
“Já temos uma grande produção legislativa, modernizamos o nosso sistema e agora vamos avançar para fazer mais entregas”, completou.
ESTRUTURA ATUAL É DESCENTRALIZADA E ENFRENTA PROBLEMAS
Atualmente, a Câmara funciona em quatro endereços distintos: a sede principal, na Rua Princesa Isabel, nº 410; o Anexo 1, na Rua da União, nº 273; e dois imóveis alugados na Rua Monte Castelo, nºs 131 e 166. Os prédios apresentam limitações estruturais e falhas graves em acessibilidade.
Segundo a assessoria da Casa, há pelo menos 15 anos foram identificados problemas como infiltrações, falhas nos sistemas elétrico, hidrossanitário e de prevenção contra incêndio, além de dificuldades para atender normas de acessibilidade.
O primeiro-secretário da Câmara, vereador Eriberto Rafael (PSB), também comentou a decisão:
“Nosso prédio-sede não comporta mais os diversos setores do Legislativo nem consegue receber confortavelmente a população. A acessibilidade, por exemplo, é uma questão importantíssima e não temos como atender na estrutura atual”, disse.
“A Casa do Povo de uma capital com 1,5 milhão de habitantes precisa de uma sede à altura de sua relevância”, completou.
NOVO IMÓVEL TERÁ ÁREA DE MAIS DE 11 MIL M²
O novo terreno tem 11.165 m² de extensão e já conta com um edifício de 5.777 m², com potencial construtivo para até cinco vezes essa área. Estudos da Divisão de Arquitetura e Engenharia do Legislativo apontaram que o espaço atende plenamente às exigências funcionais da Câmara e está de acordo com o Plano Diretor do Recife.
Desde 2018, a Casa diz que analisa o mercado imobiliário em busca de um local que comportasse sua estrutura, que inclui: Plenário, Plenarinho, Sala de Comissões, gabinetes parlamentares, setores administrativos e legislativos, arquivo, biblioteca, Escola do Legislativo, imprensa, cerimonial, setor de saúde, TI e conservação.
Além da infraestrutura já existente, o imóvel está em área central, com fácil acesso por transporte público, ruas pavimentadas, rede de água e esgoto, energia elétrica e cobertura de internet e telefonia.
A proximidade com órgãos como Prefeitura, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Tribunal de Contas também foi considerada estratégica.
A aquisição será feita junto à empresa Ocktus Participações LTDA., após a apresentação de laudos de avaliação de duas empresas de engenharia, que embasaram o valor de mercado.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO SERÁ RESPEITADO
A sede atual da Câmara foi construída em 1920 para abrigar a Escola Normal Oficial de Pernambuco e transformada em sede do Legislativo em 1963. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico e apresenta limitações que dificultam reformas estruturais e aumentam os custos de manutenção.
Durante o período de transição, o imóvel continuará sendo utilizado. A Câmara pretende estudar uma nova destinação para o prédio após a mudança, com uso que respeite sua importância histórica e beneficie a população.
Comentários