X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

TV Tribuna PE prepara cobertura especial da 35ª Regata Recife-Fernando de Noronha

De 25 a 30 deste mês, o canal 4.1 exibirá flashes especiais sobre a Refeno durante a programação diária. A Tribuna FM também está escalada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem TV Tribuna PE prepara cobertura especial da 35ª Regata Recife-Fernando de Noronha
A largada da competição será no próximo sábado (28), ao meio-dia, no Marco Zero, no Bairro do Recife |  Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

No próximo sábado (28), ao meio-dia, no Marco Zero, no Bairro do Recife, será dada a largada da 35ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). E a TV Tribuna PE também estará presente nesta aventura.

Tanto que, de 25 a 30 deste mês, o canal 4.1 exibirá flashes especiais durante a programação, no formato de um “Plantão Refeno”, sob o comando de Carlos Eduardo, o Vibrante, e toda a equipe do Jogo Aberto Pernambuco. Os flashes também estarão presentes na Rádio Tribuna FM 107,1.

Além disso, haverá matérias especiais no Jogo Aberto Pernambuco contando histórias de barcos participantes e de velejadores que chegam de todas as partes do Brasil e até de fora.

Vale frisar que a equipe estará presente na largada da competição. Os telespectadores poderão acompanhar todos os detalhes como se estivessem participando da própria regata.

EDIÇÃO COM MAIS MULHERES

A 35ª Refeno será a edição com a maior presença de mulheres proporcionalmente de toda história. Em 2015, quando se começou a fazer a contagem, a participação feminina correspondia a 9%. Este ano, o percentual subiu para quase 20% (19,52%), maior representatividade até hoje.

A preocupação em incentivar a presença de mulheres na Refeno não é de agora. Há anos, a regata faz premiações especiais, como o velejador mais velho e a Tartaruga Marinha (a penúltima embarcação a cruzar a linha de chegada), assim como também a embarcação que tem maior percentual de mulheres na tripulação.

Desde 2021, a embarcação carioca Ohana 28 domina essa premiação. São três edições seguidas que a tripulação é composta por 10 pessoas e 7 são mulheres. Ohana 28 significa família em havaiano, família de alma, de amizade. Já o 28 é o número da sorte do casal Juliana Monteiro e Roberto Monteiro (comandante).

“Será uma Refeno histórica por ter 20% de mulheres participando. Aumentamos em 5% comparado à última edição e já estamos fazendo história. Será a maior Refeno de todas. Estamos sempre preocupados com o meio ambiente, com carbono zero, plástico zero, realizamos ações jurídicas, sociais e médicas também. E o pontapé inicial será com um grande show de Bell Marques”, afirmou o comodoro do Cabanga, Altair Júnior.

BARCOS INSCRITOS

A maior regata oceânica da América Latina já tem 93 barcos inscritos, de 14 estados do Brasil. O Rio de Janeiro é o que tem mais representantes, com 23. Na sequência tem São Paulo, com 19; Bahia, com 15; Pernambuco, com 10; Rio Grande do Sul, com 6; Paraná, com 5; Santa Catarina e Paraíba, com 3; Alagoas e Ceará, com 2; além de Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Estará presente também o veleiro Puxador, da Argentina. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 110 embarcações para o evento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: