X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jornada vai celebrar no Recife Dia Mundial dos Direitos Humanos

Evento, promovido pela Prefeitura do Recife, segue até o dia 10 de dezembro oferecendo atividades gratuitas para a população


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jornada vai celebrar no Recife Dia Mundial dos Direitos Humanos
Centro Municipal de Referência e Cidadania |  Foto: Divulgação/Hélia Scheppa/PCR

Para celebrar avanços sociais e marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, a Prefeitura do Recife realiza a 11ª Jornada de Direitos Humanos. O evento inicia nesta quarta-feira (20) e segue até o dia 10 de dezembro. Com o lema “A paz é um direito”, a proposta nesta edição é promover a reflexão sobre direitos e também fomentar ações concretas que assegurem a igualdade, o respeito e a dignidade para todos. Passeios do Olha! Recife, formações, cursos, rodas de diálogo, seminários e ações itinerantes fazem parte da programação.

“Num contexto de guerras, violências e intolerâncias, é importante afirmarmos a paz enquanto propósito para uma sociedade mais justa e democrática”, comentou a secretária executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho. “Entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, teremos uma extensa programação envolvendo temas variados tais como igualdade racial, mediação de conflitos, memória e verdade, primeira infância, políticas específicas para pessoas idosas, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+. É uma programação para toda a sociedade, participe”, concluiu.

AÇÕES

No primeiro dia da Jornada, Dia da Consciência Negra, quarta-feira (20), a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, junto à Gerência de Igualdade Racial, vai realizar o espetáculo Referências do Fuzuê - Mestras, Mestres e Terreiros, do Grupo Fuzuê de Dança. A Pracinha de Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, vai abrigar as apresentações que começarão às 18h30 e seguirão até 22h30, tudo gratuito e aberto ao público. Mais detalhes sobre essa e outras iniciativas no Instagram: @gerir.recife.

Já a Gerência da Pessoa Idosa do Recife vai realizar o Seminário “Navegar é Preciso – curso de informática para pessoas idosas”, celebrando os 10 anos do projeto que promove a inclusão digital desse público. O evento ocorrerá na quinta-feira (21), no auditório do Bloco A, da Universidade Católica de Pernambuco, das 8h às 12h. Não precisa de inscrição prévia, o evento será aberto a todos e disponibilizará um certificado de participação. “Haverá uma palestra da professora da UFPE Danielle Vieira sobre a importância do aprendizado ao longo da vida. No segundo momento, teremos a apresentação das sete unidades de tecnologia da Prefeitura do Recife que executam o Navegar é Preciso”, explicou a gerente da Pessoa Idosa do município, Cacilda Medeiros. Mais informações sobre o evento: (81) 3355-8534.

No mesmo dia (21), a Gerência da Criança e do Adolescente estará presente no Espaço Mãe Coruja, na Upinha Hélio Mendonça, no Brejo da Guabiraba, às 14h. As mães e gestantes participantes do programa municipal serão contempladas com uma formação sobre primeira infância antirracista, ministrada por Deyse Albuquerque, chefe de divisão da gerência. A iniciativa integra o projeto Geração Afeto. Já na sexta-feira (22), a ação será realizada no Espaço Mãe Coruja do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também às 14h, com Deyse conduzindo a atividade. Para mais informações, acesse o Instagram: @gerenciadacriancae.

Já a Gerência de Livre Orientação Sexual realizará ações itinerantes que levarão os serviços do Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ para os Compaz da cidade. Além disso, vai promover o lançamento do Relatório de 10 anos do Centro, no dia 9 de dezembro, na Defensoria Pública da União. Para saber mais, basta acompanhar no Instagram: @recife.glo_semlgbtfobia ou ligar para (81) 3355-9291.

A Gerência da Pessoa com Deficiência vai lançar uma cartilha sobre os direitos desses cidadãos. Será no dia 4 de dezembro, às 8h, no auditório da Uninassau, na Rua Guilherme Pinto, nº 400, Graças. Na ocasião, os palestrantes serão Antônio José Ferreira, Diretor de Relações Institucionais do Governo Federal, e Mateus Costa Pereira, Doutor em Direito e Coordenador do Acessibilidade da Universidade Católica de Pernambuco. Os detalhes sobre as inscrições ainda serão divulgados. A Gerência também será a organizadora de uma pedalada inclusiva, no dia 8 do mesmo mês, saindo do Marco Zero, às 9h. Para saber mais: [email protected] ou (81) 3355-8645.

A 11ª Jornada de Direitos Humanos é promovida pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura do Recife.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: