Permita-se e seja feliz

Toda conquista começa com a decisão de tentar! Demorei a me decidir! Desde que engravidei do meu primeiro filho e vi meu sonho da maternidade se tornar real, tudo mudou dentro de mim e nasceu uma vontade absurda de estudar, pesquisar, me informar e conversar com outras mães. Queria me preparar para receber minha maior benção!

Isso já faz mais de oito anos. Ainda não existia WhatsApp e eu não tinha Facebook quando ele nasceu. Trocar experiências era mais complicado. Fui dando meus pulos, me virando e a vontade de fazer mais só aumentava. Tive meu segundo filho e os dois primeiros anos foram bem conturbados por algumas questões de saúde dele e meu sonho ia sendo adiado.

Por outro lado, eu havia me tornado uma mãe pesquisadora e, de quebra, começava a ajudar outras pessoas. Era o pontapé inicial para fazer pelos outros o que ninguém pôde fazer por mim no passado. Esta sempre foi a principal motivação para isso tudo aqui, pois sabia o quanto era importante termos uma rede de apoio, mesmo que virtual.

Foi então que enfim tomei coragem e resolvi unir o jornalismo, minha profissão, e a maternidade, minha realização. Comecei a escrever sobre o assunto, contar relatos pessoais, entrevistar profissionais e ouvir mães reais, assim como eu. Parece que foi ontem, mas já tem quase três anos que tudo começou. Depois veio Instagram e Facebook, e há exatamente um ano, aterrissei no Tribuna Online, com o primeiro Blog da casa, o Jeito de Mãe.

Foto: Camilla Baptistin
Foto: Camilla Baptistin

Quantas conquistas, quanta coisa boa eu vivi neste tempo. Sempre tentando, lutando, errando e aprendendo, escrevendo a minha história, na qual eu sou a protagonista e decido o caminho a seguir. Fácil? Claro que não! As vezes penso em desistir, mas respiro e continuo. É cansativo remar contra a contra a maré, percebo isso a cada postagem! As mais visualizadas e comentadas, geralmente são memes ou coisas banais. Conteúdos sérios e importantes, que requerem pesquisas e embasamento de fontes confiáveis, nem sempre fazem sucesso!

Mas eu escolhi esse caminho e não abro mão de seguir a minha ética pessoal, acreditando sempre no meu sonho e na minha verdade, conquistando um “seguidor” de cada vez, no meu tempo, ao passo que vou me preparando para os próximos desafios. É muito fácil olhar para o outro e desejar ser como ele, ter o que ele tem. Mas não fazemos ideia do caminho percorrido, das dificuldades enfrentadas, e, acima de tudo, da responsabilidade adquirida.

Falar, opinar e informar, principalmente na internet dos dias de hoje, cheia de Fake News, requer muita responsabilidade. Por isso prefiro ir devagar, me preparando e sentindo se é isso mesmo que eu quero para a vida. Hoje eu tenho certeza, mas amanhã posso não ter mais e desejar mudar. O que sei, é que se precisar recomeçar, farei isso com total paz no coração.

Mudo e mudo de novo e recomeço do zero se preciso for, não tenho medo, nunca tive! E acredito numa maternidade da mesma forma, sem medo de errar! Confia em você e vai! Pega na sua mão e segue! Se arrisca, bota a cara no sol (com protetor solar, claro), tira foto no meio da rua, faz careta. Você não precisa de aprovação de ninguém, além da sua! Permita-se e seja feliz! Obrigada a todos que estão por aqui. Vamos juntos e até a próxima!