Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Pedido de inquérito dá ânimo nos bastidores

| 21/04/2020, 07:56 07:56 h | Atualizado em 21/04/2020, 08:11

Apesar de não citar Jair Bolsonaro, o inquérito pedido pela PGR para investigar as manifestações e os movimentos antidemocráticos fez olhos brilharem de esperança nos bastidores dos mundos jurídico e político.

As investigações do STF, agora respaldadas pelo Congresso, podem dar respostas que a CPI de Fake News, por exemplo, ainda não obteve. Quem são os donos dos perfis que promovem esses atos e propagam essas ideias? São financiados por alguém? Como são confeccionadas as faixas? Há apoio político do governo ou do clã Bolsonaro?

Com propriedade. Ronaldo Caiado (DEM-GO), mais uma vez, foi o autor de uma das estocadas mais sentidas pelo bolsonarismo: “Nunca transigi de dois princípios, a defesa da vida e da democracia”, disse o governador, que desde os anos 1980 também não transigiu com os valores de direita e o combate à esquerda.

Deu... Ao longo do fim de semana, diversos líderes empresariais do País trabalharam incansavelmente em telefonemas a senadores pela aprovação da MP do chamado contrato verde e amarelo de trabalho.

...ruim. Conseguiram a promessa de voto de 52 senadores. Mas, na noite de domingo mesmo, já tinham concluído que o esforço tinha sido em vão.

Xi... Com o preço do petróleo abaixo de zero, uma coisa é dada como certa em Brasília: agora é que a Venezuela acaba mesmo. O produto é praticamente sua única fonte de renda.

Chegou chegando. No seu primeiro dia útil de trabalho à frente do Ministério da Saúde, Nelson Teich participou de videoconferência com governadores do Nordeste e prometeu reuniões periódicas. A ver.

Em... A atuação de Patricia Ellen nas reuniões do secretariado paulista rendeu a ela o apelido entre colegas e assessores de “ombudsman”: dá palpites sobre todas as áreas.

...todas. Patricia Ellen comanda área vital na crise: o Desenvolvimento Econômico, secretaria que será cobrada a mostrar serviço com o plano de reabertura do comércio e retomada do emprego a ser anunciado amanhã pelo governo.

Depoimento I. Angela Gandra Martins, secretária da Família do governo Bolsonaro, contou à Coluna como foi sua luta para se recuperar da Covid-19. Achou que ia morrer enquanto esteve internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Depoimento II. “Até o Sábado Santo, achei que fosse morrer. (Pensei) Não vou aguentar, não vou superar”, afirmou. “Já tive câncer, mas nunca havia me sentido assim na minha vida. Uma fadiga intensa, enjoo o tempo inteiro, muita náusea, dor de cabeça.”

CLICK. A secretária da Família de Damares Alves, Angela Gandra Martins, teve alta do Hospital Sírio Libanês (SP) ontem, depois de mais de duas semanas internada.

Missão. Embora não busque se contrapor diretamente a Jair Bolsonaro e também defenda a importância de manter a economia ativa no País, Angela ressalta: “Primeiro temos que pensar na saúde e salvar vidas”.

Como foi? Angela fez tratamento com azitromicina e hidroxicloroquina. Filha do jurista Ives Gandra Martins, ela conta que o pai, apoiador de Bolsonaro, está preocupado com a “maneira de ser” do Presidente, “precisa de circunspecção”. A secretária contrapõe: “São estilos diferentes, passou 30 anos na Câmara”.

Pronto, falei!

Sobre pedido de impeachment

"Com os ataques à democracia de Bolsonaro, Maia flerta com a prevaricação. Talvez seja o caso de considerar desengavetar os pedidos de impeachment”.

Mauro Silva, presidente do Unafisco

SUGERIMOS PARA VOCÊ: