Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Pauta verde ainda fora das eleições municipais

| 14/09/2020, 07:11 07:11 h | Atualizado em 14/09/2020, 07:12

No momento em que o debate ambiental e sustentável cresce no mundo e pressiona o Brasil, a pauta verde, por enquanto e infelizmente, está fora das prioridades da maior parte dos candidatos nas eleições deste ano.

A avaliação de políticos e analistas é de que a pandemia da Covid-19 intensificou a preocupação com problemas imediatos como saúde e diminuição da renda. Além disso, há a percepção de que a preservação do meio ambiente é responsabilidade do governo federal e que sua discussão deve ser feita no nível nacional e internacional.

No passado. “As pautas ambientais eram fortes em 2012, mas entraram em declínio quando o Brasil começou a ter uma recessão econômica. As pessoas trouxeram a discussão para um aspecto mais urgente”, afirma o sócio do Instituto Travessia, Bruno Soller.

Como é. Para o cientista político Creomar de Souza, os partidos não são estruturados em termos temáticos e têm a lógica de atender aos interesses do eleitorado nas situações de ocasião

Alerta. Souza diz que, apesar dos temas urgentes, o diagnóstico é preocupante. "A maioria dos candidatos não consegue fazer a vinculação entre pauta ambiental e questões concretas, como saneamento básico e água tratada", diz.

Vácuo. Soller explica que a defesa da pauta verde até pode ser usada para referendar o posicionamento político de um candidato, mas não encontra eco nas vontades dos eleitores.

Parado. Para o porta-voz da Rede, Pedro Ivo, a maioria dos partidos ainda pensa no “desenvolvimentismo pelo desenvolvimentismo”. “Eles ainda não incorporaram o desenvolvimento sustentável”, diz.

CLICK. O deputado Arthur Lira (PP-AL) participou do lançamento da candidatura de Davi Filho (PP) à Prefeitura de Maceió. O vice dele será Emmanuel Fortes (PSL).

Réplica. Para o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), a vedação à reeleição para a presidência da Câmara e do Senado é uma disposição expressa pela Constituição e não um “entulho autoritário” do regime militar, como afirmou a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) em entrevista concedida ao Estadão.

Tentativa. A senadora é autora de uma PEC para permitir a reeleição dos presidentes das duas Casas.

O tempo... Fernando Henrique Cardoso será o entrevistado do Roda Viva especial no próximo dia 28 em comemoração ao aniversário de 34 anos do programa da TV Cultura. Na bancada estarão ex-âncoras da atração jornalística, hoje comandada por Vera Magalhães, colunista do Estadão.

...rodou. Para além da conjuntura, FHC foi convidado a ocupar o centro do Roda Viva porque é recordista em participações: será sua 14ª vez. A entrevista marcará o início do período de comemorações pelos 90 anos do ex-presidente.

De olho. Na próxima quinta, o GRI Club Infra, formado por players do setor de infraestrutura, se reunirá virtualmente para discutir o futuro das agências reguladoras paulistas.

Pauta. O debate se dará em torno da reforma administrativa estadual que tem gerado temor pela insegurança jurídica nos contratos de concessão e impactos à independência decisória da Artesp e da Arsesp.

Correção. Foi publicado errado o título da coluna do último sábado. O correto é: Fux mantém controle sobre juiz das garantias.

Bombou nas redes!

"Chegou a hora da reforma tributária.
Conduzir ao mesmo tempo as duas reformas (administrativa também) me parece que 'misturará as estações'”.

Fausto Pinato, deputado federal (PP-SP)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: