X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Parêntese ou parêntesis?


No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Ortografia. 2. Imperativo. 3. Concordância. 4. Flexão de número. 5. Artigo. 6. Estrangeirismo.

26/07 (DOMINGO): Dia da Vovó. Há algumas palavras e expressões que podem confundir e provocar desvios da norma culta. Leiam-se quatro exemplos: “debaixo” (junto), “de cima” (separado), “embaixo” (junto) e “em cima” (separado). Vejam-se estas frases: 1. Vovó escondeu o lixo debaixo/sob do/o tapete. 2. Vovó colocou a bolsa em cima/sobre do/o balcão.

27/07 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Despachante. De vez em quando, encontra-se o termo “vide” como imperativo do verbo “ver”. Nesse caso, esse termo está em latim (Exemplo: No e-mail, o despachante destacou a seguinte mensagem: “Vide página 10 do documento anexo”.). Não há problema em empregar a flexão “veja(-se)” (Exemplos: 1. Veja a página 10. 2. Veja-se a página 10.).

28/07 (TERÇA-FEIRA): Dia do Diretor Escolar. É preciso ficar muito atento ao emprego da expressão “por si só”. Isso porque o termo “só” deve concordar com o substantivo a que se refere. Observem-se estes exemplos: 1. Segundo o diretor, as medidas propostas, por si sós, revolverão o problema na escola. 2. A prova apresentada, por si só, não é suficiente.

29/07 (QUARTA-FEIRA): Dia da Identificação. Qual a forma correta: parêntese ou parêntesis? Resposta: As duas formas são corretas. Vale destacar a flexão de número desses vocábulos: o parêntese e os parênteses; o parêntesis e os parêntesis (Exemplos: 1. A identificação do nome de João estava entre parênteses. 2. A identificação dele estava entre parêntesis.).

30/07 (QUINTA-FEIRA): Dia da Fotografia. Antes do nome de pessoas, o emprego (ou não) do artigo definido (o, a, os, as) tem a ver com relacionamento. Veja-se esta frase: 1. Penso na (em+a) Maria quando vejo sua fotografia (Com “a”, sugere “intimidade, proximidade, afetividade”.). 2. Gosto de Marisa, minha atual chefe (Sem “a”, sugere-se formalidade, distinção.).

31/07 (SEXTA-FEIRA): Dia do Mágico. Que se lembre deste vocábulo: “caracteres”. Trata-se do mesmo plural para palavras diferentes. “Caracteres” é o plural de “caráter” (Exemplo: Além de bons mágicos, eles são bons caracteres.). “Caracteres” também é o plural de “caractere” – sinal, figura, símbolo (Exemplo: Enquanto trabalhava no programa, José conhecia todos os caracteres.).

01/08 (SÁBADO): Dia da Amamentação. Leiam-se estes termos aportuguesados: balé (do francês “ballet”), carnê (do francês “carnet”) e tíquete (do inglês “ticket”). Que se dê sempre preferência às formas em português, como se fez neste exemplo: Mesmo em pé e com o filho no colo, a mãe o amamentava enquanto esperava na fila para pagar o carnê (e não o “carnet”).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: