Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Para Temer, País vai se surpreender com Luna

| 21/02/2021, 08:42 08:42 h | Atualizado em 21/02/2021, 08:46

O ex-presidente Michel Temer disse à Coluna que “o Brasil e os acionistas vão se surpreender positivamente com Joaquim Silva e Luna na presidência da Petrobras”. O militar foi indicado por Jair Bolsonaro para ser conselheiro de administração e presidente da petroleira, em substituição a Roberto Castello Branco. Silva e Luna ocupou o Ministério da Defesa durante a passagem de Temer pelo Palácio do Planalto. Em conversas reservadas, o ex-presidente costuma dizer que se surpreendeu com o “perfil de administrador austero” do militar.

Na reserva. Para um aliado de Bolsonaro, a mudança no comando da Petrobras será feita para evitar que o carro do Presidente fique parado no acostamento, sem combustível, na corrida pré-eleitoral até 2022.

É... A suspensão do auxílio emergencial e a dificuldade de se avançar com a vacinação pelo País têm levado populações mais vulneráveis a um “sentimento de orfandade” em relação ao governo federal, segundo institutos de pesquisa ouvidos pela Coluna.

...grave. A percepção é de que a demora para se retomar a ajuda financeira está começando a pautar a reeleição de Jair Bolsonaro. Ciente do problema, governo e Congresso tentam acelerar a volta do benefício.

Tá... Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, há uma crise de perspectiva, principalmente nas classes mais baixas: tanto na econômica quanto na questão sanitária, os brasileiros não enxergam saída a curto prazo.

...difícil. “A política tradicional adoraria aprovar uma nova rodada do auxílio rapidamente porque é o que a população está demandando. É uma questão objetiva, mas, ao mesmo tempo, o foco em outras questões, como as eleições do Congresso, deixou o auxílio para outro momento”, afirma Renato Meirelles.

Mão dupla. Bruno Soller, do Instituto Travessia, diz que pesquisas qualitativas identificaram “certa revolta nas camadas populares”. “Elas acham que o governo deu com uma mão e tirou com a outra por causa do aumento do preço de alimentos e de serviços essenciais”, afirma Soller.

Agora vai? O Senado deve votar na quinta-feira uma proposta de emenda à Constituição para destravar o auxílio. O texto, que ainda precisa ser apresentado pelo relator, Márcio Bittar (MDB-AC), deve apresentar uma “cláusula de calamidade” para embasar nova rodada do benefício, como mostrou o Estadão.

Também sou... O episódio da prisão do deputado e ex-policial Daniel Freitas (PSL-RJ), que mesmo na sua defesa voltou a reforçar sua ligação com “os homens de farda”, trouxe à baila novamente o debate sobre quarentena eleitoral a membros do Judiciário, Ministério Público e das Forças Armadas.

… policial... “Diante dos acontecimentos envolvendo agentes do Estado na política partidária, seria importante retomarmos a discussão da quarentena para evitar abusos de poder e uso do cargo com fins eleitorais”, disse à Coluna Fábio Trad (PSD-MT), autor do projeto de lei que prevê quarentena de seis anos.

… e aí? “O texto está pronto e tem assinaturas para ser levado com urgência ao plenário”.

PRONTO, FALEI!

"Lamentável saber que o SUS tem capacidade para vacinar 60 milhões de pessoas por mês e que isso não vai ocorrer porque o governo federal falhou”

José Serra, senador (PSDB-SP) e ex-ministro da Saúde
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: