X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

“Para aonde” ou “para onde”


Domingo (02/08): Dia Universal do Folclore. Na flexão de verbos, é preciso ficar atento a duas terminações: “-ão” e “-am”. A primeira delas (-ão) indica “futuro” (Exemplo: Na próxima segunda-feira, meus livros sobre folclore chegarão.).

A segunda terminação (-am) indica “passado” (Exemplo: Na última segunda-feira, meus livros sobre folclore chegaram.).

Segunda-feira (03/08): Dia do Tintureiro. Com a segunda sílaba “cri”, a palavra “lacrimejar” tem a ver com o “ato de verter/fazer correr lágrimas” (Exemplo: Durante a aplicação da tintura, os olhos do tintureiro lacrimejavam.). Existe a forma variante (escrita diferente com o mesmo sentido) “lagrimejar”, com a segunda sílaba “gri”.

Terça-feira (04/08): Dia do Padre. O verbo “prostrar(-se)” significa “lançar(-se) por terra”, “extenuar(-se)” (Exemplo: Desolado, o padre prostrou-se em um dos bancos da igreja.). Já “postar(se)” quer dizer “colocar(-se)” (Exemplo: O padre postou-se diante do bispo). Na grafia, veja-se que a diferença está na inclusão (ou não) da consoante “r”.

Quarta-feira (05/08): Dia da Farmácia. Leiam-se estas duas conjunções: conquanto e porquanto. Como se vê, as sílabas “quan” e “to” aparecem nelas. Esses vocábulos correspondem aos seguintes termos: pois/porquanto e embora/conquanto (Exemplos: 1. Foi à farmácia, porquanto estava doente. 2. Conquanto tenha adoecido, não foi à farmácia.).

Quinta-feira (06/08): Dia do Ar. Às vezes, faz-se esta pergunta: “Para aonde você vai?” Nesse caso, nota-se a construção equivocada “para aonde”. Se se empregar o elemento “para”, não se precisará do “a” em “aonde” (Exemplo: Aonde você vai em busca de ar puro?). Caso se retire o “a”, pode-se manter o “para” (Exemplo: Para onde você vai em busca de ar puro?).

Sexta-feira (07/08): Dia do Nascimento de Caetano Veloso. Geralmente, o emprego do hífen provoca dúvidas. Como exemplo, cita-se aqui o prefixo “co”. Esse prefixo sempre rejeita o hífen, não importando se a palavra seguinte começa por “o” ou “h” (Exemplos: 1. João é coautor de biografia sobre Caetano Veloso. 2. Pedro é coerdeiro de importante cantor brasileiro.).

Sábado (08/08): Dia do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Como se usa o pronome “você” diariamente, é importante dizer que esse pronome sempre repele o sinal indicador de crase. Vale repetir: Não se emprega crase antes de “você” (Exemplo: Parabéns a você! Graças a você, a comunidade preservou o patrimônio histórico e artístico nacional.).

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: