Notícias

Cidades

Papa Francisco nomeia novo Arcebispo para Arquidiocese de Vitória


Nesta quarta-feira (7), o Papa Francisco nomeou dom Dario Campos como Arcebispo de Vitória, após acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Luiz Mancilha Vilela.

Segundo a Arquidiocese de Vitória, a posse será no dia 5 de janeiro, às 10 horas, na Catedral de Vitória.

Ainda segundo a Arquidiocese, dom Dario afirmou que recebeu a notícia com muita alegria e que está muito disposto a assumir esse pedido do Papa Francisco.

“Saio de Cachoeiro com o coração partido, pois fiz uma caminhada muito bonita e com muitos amigos, mas vou para Vitória com o coração transbordando de carinho ao encontro de todos”, afirmou o novo Arcebispo de Vitória.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dario tomou posse na diocese de Cachoeiro de Itapemirim em julho de 2011 e seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”.

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu aos 9 de junho de 1948, em Castelo (ES). Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010).

A CNBB publicou uma saudação para o novo Arcebispo.

"Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemirim e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória. Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese o acompanhe no seu ministério episcopal: “Ave, ó mãe do Senhor e ave, vós todas santas virtudes infusas pela graça e iluminação do Espírito Santo nos corações dos fiéis, fazendo-os de infiéis, fiéis de Deus” (S. Francisco de Assis)."

Dom Dario Campos - Novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (Foto: Divulgação Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB))
Dom Dario Campos - Novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (Foto: Divulgação Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB))