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Palmito: ultrassaudável!
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Palmito: ultrassaudável!

Nas saladas, tortas, cremes, refogados, assados… Delícia! Muitos o consomem o ano inteiro, outros nem tanto. Mas com a Semana Santa chegando o consumo do palmito ganha destaque, principalmente para os amantes da torta capixaba. No entanto, o que a maioria não sabe é que ele possui diversos benefícios.

Para nossa saúde, é um importante aliado. Com a média de 20 calorias a cada 100 gramas, o palmito fornece cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, além de ser fonte de fibras.

É um excelente ingrediente para a manutenção da saúde dos ossos, auxilia no processo de crescimento das crianças, atua diretamente no sistema imunológico, além de diminuir a retenção de líquidos.

Mesmo assim, não podemos esquecer que o palmito é um produto conservado em salmoura (água + sal), portanto, nada de exageros, principalmente no caso de pessoas com pressão alta. Se você comprar o palmito in natura, não há restrições.

Mas se a dúvida for quanto a porção e a frequência de consumo, não há uma recomendação específica. Cada organismo é único. Numa dieta equilibrada, podem ser usados dois palmitos, de duas a três vezes por semana, em diferentes preparações.

Gostou? Confira um pouquinho sobre os tipos de palmito existentes no mercado:
• Pupunha (mais comum, bem molinho e plantio mais sustentável)
• Juçara (ameaçado de extinção e bem carnudo)
• Açaí (macio e suculento, parecido com o Juçara)
• Palmeira real (macio)
• Guariroba (mais amargo e exótico)

Na hora de escolher, confira as dicas da Nutri.

Prefira palmitos à venda em vidros. Assim, conseguirá verificar as condições do alimento (não pode estar escuro ou rosado) e da água. Os palmitos devem estar íntegros, em água clara. A tampa normal, sem ferrugem ou estufada. Além disso, para evitar ainda mais o risco, ferva o palmito por pelo menos 15 minutos antes de consumi-lo.

Mas que tal pararmos de blá blá blá e colocarmos a mão na massa? Pegue papel e caneta e anote a receita da Nutri!

Torta Capixaba Saudável
Ingredientes
– 1 repolho verde cozido– 6 ovos inteiros– Cebolinha verde/ coentro a gosto
– 1 cebola grande picada
– 1 tomate picadinho
– Alho, sal e pimenta a gosto
– 1 vidro de palmito cozido
– Azeite a gosto
– 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado

Modo de preparo – Em uma panela coloque um pouco de azeite para dourar o alho e a cebola. Acrescente um tomate picadinho e deixe quase desmanchar. Coloque então coentro e cebolinha bem picadinhos, sal e pimenta a gosto. Adicione o bacalhau e deixe ferver até cozinhar. Reserve.

Nota: também deve proceder assim para fazer a moquequinha de palmito, pois, quando for fazer a torta capixaba, deve fazer as moquecas dos frutos do mar e palmito separadamente. Essas moquecas não devem ter caldo para a que a torta não fique molhada.

Depois das moquecas prontas é que você vai misturar tudo (a moqueca de bacalhau e a de palmito), mexendo sempre para ela dar uma secadinha e para todos os ingredientes se misturem em uma mistura homogênea.

Depois bata umas três claras em neve, adicione as gemas e misture na torta para dar liga, com ela ainda no fogo.

Quando ela estiver sequinha, coloque num tabuleiro untado com azeite, decore com rodelas de ovos, azeitonas e rodelas de cebola (opcional). Bata mais 3 claras em neve, coloque então as gemas e espalhe, cubra toda torta capixaba.

Leve ao forno médio até que essa cobertura fique douradinha.

Delícia! Espero que saboreiem! Boa semana e até semana que vem.
 


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