X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Pacientes reclamam de falta de testes particulares


Imagem ilustrativa da imagem Pacientes reclamam de falta de testes particulares
Idoso teve contato com familiar que testou positivo |  Foto: CADU ROLIM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Em meio ao pânico causado pelo novo coronavírus, pacientes reclamam da dificuldade para realizar testes na rede de saúde particular.

Um dos casos é o de uma mulher de 36 anos, moradora de Vila Velha, que, na semana passada, apresentou sintomas como tosse, febre, dor de cabeça e sensação de mal-estar. Após consultar-se com um médico de família, foi encaminhada a um hospital particular da Grande Vitória com um laudo informando a suspeita de coronavírus.

Mesmo com o laudo, ela afirma ter passado somente por exames de rotina. O teste para detecção do coronavírus não foi realizado. A justificativa da equipe médica seria o fato de que a idade não indicava risco, e que a paciente não havia tido contato com algum infectado, ou pessoa que tivesse vindo do exterior recentemente.

“Fui liberada com medicação para febre, antialérgico e recomendação de isolamento total da família. Ao questionar a razão do isolamento, disseram que todo sintoma gripal era suspeito, mas, sem realizar o teste, não poderiam confirmar ou negar a contaminação”.

Após piora do quadro, voltou ao hospital, onde foi feita uma tomografia e diagnosticada possível pneumonia. “Fui embora com receita de bombinha para asma, sem nunca ter tido a doença, e a recomendação de manter o isolamento. Não fizeram o teste. Já cheguei ao ponto de mal conseguir falar, por causa da tosse e da fadiga”.

Procurados, os hospitais particulares da Grande Vitória informaram que seguem recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde quanto à realização de testes.

Aumentar a capacidade para realizar 500 testes de Covid-19 por dia. É a expectativa do governo do Estado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen). Em semanas anteriores, o laboratório tem mantido a média de 100 testes diários.

“Vamos aumentar nesta semana a nossa capacidade de testagem. Vamos receber mais kits do Ministério da Saúde, de doação e estamos comprando. Estamos avaliando comunicarmos até quarta-feira (amanhã) sobre os critérios de prioridade de testagem, tanto de testar rapidamente, quanto das pessoas que passarão pelos testes. Tendemos a não testar somente os casos graves”, adiantou o secretário Nésio Fernandes.

Quinhentos exames ao dia

O planejamento da pasta é ter no Espírito Santo 100 mil testes para coronavírus. Boa parte desses testes está vindo de doações realizadas por empresas.

O governador Renato Casagrande detalhou que 50 mil testes foram comprados pelo Estado e chegam depois da primeira quinzena de abril.

Outros 15 mil foram doados por uma empresa e outros 9.100 por outra. O governador não detalhou quais são.

O Ministério da Saúde, por sua vez, entrega 800 testes por semana. Paralelo a isso, já está nos planos do governo comprar mais 5 mil nesta semana e outros 30 mil de acordo com a evolução da pandemia no Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: