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Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Colunista

Gilmar Ferreira

Outro patamar

| 04/12/2019, 08:48 08:48 h | Atualizado em 04/12/2019, 09:35

A ampliação em massa do número de sócios-torcedores do Vasco, crescendo em quase quatro vezes os cadastros de inscritos, já provoca a necessidade de mudanças para atender à nova demanda. E uma delas é fazer com que o time, em 2020, jogue mais no Maracanã - o que aliás já acontecerá neste domingo, enfrentando a Chapecoense no estádio hoje arrendado a Flamengo e Fluminense.

A medida ainda a ser detalhada é considerada estratégica para a fidelização destes novos associados e, enquanto não aumenta a capacidade de São Januário, a ideia é mandar alguns jogos no Mário Filho, na próxima temporada.

Fortalecida

Mas isso não é tudo. Agora, de posse do maior cadastro de adeptos do país (já beira os 150 mil inscritos), a diretoria do clube se sente fortalecida e estudará formas de renegociar o contrato com a atual fornecedora de material esportivo.

Assinado em 2018 em condições adversas (cenário político indefinido e escassez de receitas), o acordo que termina no final do próximo ano só gera lucro para o Vasco através de royalties na venda dos produtos.

Houve infrutíferas tentativas para melhorá-lo em 2019, mas a expectativa é de que agora o clube possa até mesmo rompê-lo, já que o acordo prevê redução na multa rescisória no último de vigência.

Faturamento

André Monnerat, chefe de negócios da Feng Brasil, agência que também auxilia Flamengo e Santos em projetos de engajamento do torcedor, escreveu há pouco mais de um mês numa de suas redes sociais que o faturamento dos clubes da Série A com programas desta natureza cresceu 42%, movimentando R$ 5 bilhões entre 2014 e 2018.

E que justamente por conta do maior engajamento dos torcedores a média de público do Brasileiro cresceu 13% neste período. Vejam bem: não estão computados os números deste fantástico Flamengo, que com a venda antecipada da partida contra o Avaí já bateu a marca de 1 milhão de pagantes.

Crescimento

Isso significa que o vice-campeão de 2018, que no ano passado computou 895 mil pagantes em seus jogos, este ano registrará crescimento superior a 15% — marca 6% acima da evolução média anual dos clubes.

Eduardo Sá, contratado em julho pelo Vasco para comandar a pasta que cuida desse negócio, está sorrindo de orelha a orelha. Em uma semana, o clube cresceu em 400% sua base de associados, registrando neste 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em São Januário, um público pagante de 19.314 “sócios-torcedores”. Por obra de sua torcida, o Vasco colhe indícios de que em 2020 estará, de fato, em outro patamar...
 

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