Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Os Principais Golpes Virtuais de 2020

| 08/01/2020, 19:48 19:48 h | Atualizado em 08/01/2020, 19:54

Imagem ilustrativa da imagem Os Principais Golpes Virtuais de 2020
|  Foto: Arte: André Felix / AT

O ano de 2020 será ainda mais arriscado para os usuários da tecnologia da informação. As ameaças ficarão mais sofisticadas e se voltarão com mais agressividade para computadores, dispositivos móveis e demais aparelhos conectados à Internet, como Smart TVs, automóveis, sistemas inteligentes, entre outros.

Ninguém poderá afirmar que está a salvo no mundo digital, pois sistemas Windows, iOS, Linux e Android serão alvo de ataques, mediante um processo constante de inovação na forma de burlar os mecanismos já existentes que protegem o ambiente digital. Sempre com foco principal no usuário, o elo mais fraco da tríade da tecnologia formada por dispositivos informáticos, sistemas e pessoas.

A engenharia social vai estar em alta em 2020, no modus operandi dos criminosos virtuais, para induzir os usuários ao erro e, desta forma obterem acesso a contas bancárias, e-mails, redes sociais e demais credenciais do mundo on-line. O objetivo é sempre alcançar vantagem financeira ou prejudicar a vítima em sua vida profissional ou pessoal.

Os smartphones também terão uma atenção especial por parte dos cibercriminosos, com golpes utilizando aplicativos suspeitos com adwares (app indesejados) se infiltrando nos aparelhos para roubar dados. Nem mesmo as lojas oficiais, como a Google Play Store e a Apple App Store, estarão totalmente livres de aplicativos que, à primeira vista, possuem uma finalidade útil e lícita, mas nos seus itens de consentimento acabam obtendo, espontaneamente, do usuário, permissões de acesso diversos, para acessar arquivos ou controlar a câmera e o microfone do dispositivo.

Destacamos alguns tipos de golpes que têm tudo para se tornarem os campeões de incidência neste ano de 2020:

  1. Roubo de senhas de sites de entretenimento – com a massificação do uso das plataformas de streaming, já é possível encontrar à venda senhas do Netflix e do Spotify, no submundo da Internet (Deep Web). Não digite em outros sites e nem forneça, sob qualquer pretexto, suas senhas para não correr o risco de pagar para espertalhões inescrupulosos utilizarem suas credenciais de acesso.
  2. Golpes Diversos do WhatsApp – Desde golpes do falso emprego até o sequestro do perfil do WhatsApp para pedir dinheiro a parentes e amigos, por bandidos que se passam pela vítima, tendem a crescer nesse ano. A principal dica é sempre habilitar o código de verificação em duas etapas e nunca fornecer esse código via SMS.
  3. Golpes Relacionados a Bitcoin – Os cibercriminosos invadem os dispositivos, furtam dados da vítima, até mesmo fotos íntimas, para depois exigir pagamento em bitcoin (moeda digital) para não divulgarem na Web o conteúdo furtado. Para evitar esse golpe procure manter um bom antivírus atualizado em seu sistema e tenha cuidado com navegação em sites suspeitos e não clique em links de e-mails ou de outras mensagens eletrônicas.
  4. Ataques de Ransomware – esse tipo de ataque de sequestro de dados com pedido de pagamento em bitcoin, para descriptografá-los se tornará ainda mais comum ao longo do ano, tanto em computadores pessoais quanto corporativos. Duas medidas simples podem evitar os danos desses ataques: mantenha um antivírus no seu sistema e não deixe de fazer backup (cópia de segurança) dos seus dados.
  5. Golpes nos Sites de Negócios – o comércio eletrônico continuará sendo um dos principais alvos dos golpistas. Sites de negócios e de classificados on-line continuam sendo o paraíso para os estelionatários virtuais. Portanto, sempre desconfie de facilidades ou ofertas de produtos com preços muito abaixo dos praticadas no mercado.

A tecnologia está aí, dominou o nosso mundo, mas para utilizá-la sem sofrer com o seu lado obscuro, e com os cibercriminosos, é preciso fazer uso de todos os recursos de segurança que são disponibilizados, como software antivírus, senhas complexas, criptografia, cópia de segurança, entre outros. Além da utilização desses recursos, o que também é preciso observar é o bom senso e a cautela na hora dar um click ou um toque na tela na era da sociedade da informação digital.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: