Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Os cuidados para proteger os olhos, o espelho da alma

| 18/05/2021, 08:42 08:42 h | Atualizado em 18/05/2021, 08:45

Em maio, a oftalmologia celebra dois dias importantes - o do Oftalmologista (07) e o Nacional de Combate ao Glaucoma (26). Comemorações especialmente relevantes, pois chamam atenção para um dos mais valiosos sentidos do ser humano: a visão.

Os responsáveis por esse sentido são os olhos, que formam o essencial, rico e complexo sistema ocular. É ele que nos permite ver tudo ao redor, as pessoas que amamos, a natureza, as cores. Nos permite locomover com mais facilidade, ler e assimilar mais de 80% das informações do mundo exterior. Por tudo isso, essas datas merecem ser lembradas e servir de alerta para a importância de cuidarmos e mantermos essa supermáquina em bom funcionamento.

A estrutura do olho é tão diferenciada que chega a ser cinematográfica. Semelhante a uma câmera fotográfica, o órgão é 600 vezes mais sensível que as arrojadas câmeras digitais existentes.

Mesmo assim, no Brasil, a saúde ocular ainda é negligenciada. Estudos apontam que 80% dos atuais casos de cegueira são evitáveis ou tratáveis. O resultado é que temos, hoje, cerca de 1,2 milhão de deficientes visuais, com enfermidades causadas por problemas como diabetes, catarata e glaucoma. Patologias que poderiam ser evitadas com visitas periódicas ao oftalmologista.

Por isso, as datas comemorativas na área de saúde são importantes. Elas permitem fazer alertas, apontar problemas, reforçar conceitos. Neste mês que registramos o Dia do Glaucoma, por exemplo, é fundamental que multipliquemos as informações básicas sobre a enfermidade e indiquemos, amplamente, formas de tratamento.

Doença silenciosa e assintomática até que a dificuldade de enxergar comece a incomodar, o glaucoma responde por cerca de 12% da cegueira irreversível no mundo. Por ser crônica e sem cura, seu diagnóstico precoce é essencial, pois com o tratamento correto pode ser controlado, evitando a perda da visão.

Todas essas informações reforçam a importância do cuidado constante com os olhos. Visitas regulares ao oftalmologista – especializado em prevenir doenças que levam à perda progressiva da visão e no tratamento de inflamações e alergias – são essenciais para acompanhamento e diagnósticos de problemas oculares.

Mas só isso não basta. A saúde ocular também demanda cuidados diários. O uso excessivo de telas (PCs, celulares, etc); o ar refrigerado e a poluição são fatores que demandam atenção, sobretudo por causarem ardência, vermelhidão e irritação que, por sua vez, podem levar a problemas diversos como a desconfortável síndrome do olho seco, quando a evaporação da lágrima se dá de forma mais rápida que o normal.

Embora esses alertas estejam sendo feitos em maio, é necessário que o cuidado com os olhos ocorra o ano todo. Afinal, todos os dias, tão logo acordamos, a primeira coisa que fazemos é abrir os olhos. A partir daí, a visão é que nos guia em todas as atividades familiares, profissionais, sociais e, inclusive, emocionais. Como dizem os poetas: “Os olhos são o espelho da alma”.

LILIANA NÓBREGA é oftalmologista.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: