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Os benefícios da saudável chia
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Os benefícios da saudável chia

Se você estiver procurando mudar hábitos, descobrir novas sementes, que não alterem o sabor e de quebra contar com a praticidade de não precisar triturá-la antes do consumo, vou apresentar para vocês a chia.

O grão de chia é uma fonte rica em vitaminas e minerais e o seu consumo é de extrema importância para a manutenção de uma boa saúde, sendo especialmente benéfico para os indivíduos que sofrem de doenças do coração, em que ganha destaque para a redução dos triglicerídeos e aumento do HDL (bom colesterol).

A chia também ajuda na prevenção de diabetes e de distúrbios do sistema imunológico, além de auxiliar na desintoxicação do fígado, de impedir a formação de radicais livres que agem desencadeando o processo de envelhecimento, de favorecer no funcionamento do cérebro, na hidratação de cabelos e pele.

A chia ainda é rica em proteínas que auxiliam na manutenção/ganho da massa muscular.

Fonte de fibras, nutriente importante contra as gordurinhas, essa sementinha é uma poderosa aliada ao emagrecimento por prolongar a sensação de saciedade, espantando a fome por mais tempo. Ou seja, consumi-la significa colher uma lista de benefícios.

A chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo. Mas atenção, ela é considerada calórica. Em uma colher de sopa do alimento, que corresponde a uma porção de 25 g, encontramos cerca de 122 kcal. Por isso, seu consumo deve ser moderado. O ideal é ingerir, no máximo, duas colheres por dia.

E vale a dica: substituir ingredientes menos nutritivos por outros de maior valor nutricional, sem comprometer o sabor dos alimentos, é uma prática importante para se constituir uma dieta saudável.

A chia é particularmente interessante dentro desse objetivo, como exemplo misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer preparação, ideia bacana para os alérgicos aos ovos.

Já a sua farinha pode ser misturada a frutas, sopas, mingaus e sucos de forma mais prática. Esta versão também pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos.

Para resguardar as propriedades do grão, lembre-se de conservá-lo sempre na geladeira, ok?
E bora de receitinha? A Nutri adora colocar a mão na massa, rs.

Pudim de chia

Ingredientes

- 2 colheres de sopa de chia;
- 1 xícara de leite de coco;
- frutas congeladas a gosto;
- 1 iogurte natural desnatado.

Modo de preparo:

Coloque a chia dentro de um pote com o leite de coco. Deixe descansar na geladeira por 6 horas até inchar e virar uma mousse cremosa.

Misture bem, coloque em um pote de vidro para servir. Bata as frutas congeladas com o iogurte natural e despeje por cima do pudim. Leve para gelar e sirva!

Prontinho, barato, prático e delicioso! Vejo vocês na próxima semana!

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