Luiz Fernando Brumana

Luiz Fernando Brumana

Orquestra faz sucesso com trilha sonora de filmes

 (Foto: Yuri Braian/Divulgação)
(Foto: Yuri Braian/Divulgação)
Há trilhas sonoras de filmes que marcam a vida das pessoas. Podem ter embalado o primeiro beijo no escurinho do cinema ou fazer relembrar a infância. São algumas dessas músicas que estão embalando, desde a última terça-feira, o Teatro Universitário da Ufes, com direito até a orquestra fantasiada de personagens dos longas-metragens clássicos.

É o projeto Cinema Especial, da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob a regência do maestro adjunto Leonardo David. Ele, inclusive, atua fantasiado de Superman.

O repertório conta com as músicas de filmes como “E.T”. - O Extraterrestre”, “Tubarão”, “Super Homem”, “O Patriota”, “Jurassic Park” e “Star Wars”, do compositor norte-americano John Williams. Além de “Pearl Harbor”, de Hans Zimmer e os mais contemporâneos como “Piratas do Caribe”, de Klaus Badelt, e a famosa abertura “20th Century Fox”, de Alfred Neuman.

 (Foto: Yuri Braian/Divulgação)
(Foto: Yuri Braian/Divulgação)

É uma tentativa de atrair um público que nem sempre está presente nos concertos, quando são apresentadas sinfonias de grandes compositores. São vários projetos transversais, além da nossa programação normal. O cinema é um deles”, explicou o maestro Helder Trefzger, titular da orquestra.

As músicas tocadas, inclusive, não dependem só do gosto cinematográfico dos membros da orquestra. Há outros critérios que, às vezes, o público não tem conhecimento. “A escolha vai em função da disponibilidade das partituras, a gente vai comprando e encomendando arranjos”, explicou o maestro.

O sucesso tem sido tanto que os ingressos para os três dias de concerto, que começaram na última terça-feira (08/05) já se esgotaram. Mas, segundo Helder Trefzger, a intenção é que outra série ocorra no segundo semestre.