Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Olhos no caixa e na pandemia para a empresa não quebrar

| 27/04/2020, 08:17 08:17 h | Atualizado em 27/04/2020, 08:21

Quando tomamos a decisão de empreender, temos como objetivo principal a geração de riqueza visando uma melhor qualidade de vida. Só que empreender para a maioria das pessoas significa disponibilizar parte ou quase todo o patrimônio conquistado até o momento em detrimento de um sonho que, se mal planejado, pode virar um tremendo pesadelo.

Empreendedorismo não se traduz no fato de você ter que conhecer e dominar todos os processos de gestão que a sua empresa vai demandar, principalmente em aspectos administrativos e financeiros, que é onde se encontra boa parte das informações imprescindíveis para as melhores tomadas de decisão das quais a empresa necessita para sobreviver ou morrer.

Um dos elementos que merece atenção especial nas empresas é a gestão financeira e, infelizmente, 86% dos empresários não sabem do que se trata, a despeito dela representar e evidenciar o sucesso ou fracasso do seu negócio. E se você não controla cada centavo que entra e sai do seu caixa, não confere as contas a pagar e receber, não faz um fluxo de caixa e não monitora as contas bancárias diariamente, certamente, em menos de 3 anos, seu negócio vai deixar de existir.

No momento de pandemia, mais de 600 mil micros e pequenas empresas, em menos de 30 dias, já fecharam suas portas por, dentre outros motivos, não darem a atenção necessária aos controles financeiros, e sequer tinham uma reserva mínima para pagar a rescisão dos funcionários.

O que mais precisamos e devemos fazer é preservar o caixa e reter clientes, reduzindo custo fixo, refazendo planejamento tributário e verificando a relevância dos custos variáveis sobre seus produtos e serviços.

A terceirização das rotinas administrativas e financeiras, por meio do BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) é uma excelente alternativa nesse momento, pois com isso o empresário terá mais tempo para focar em seu negócio principal e poderá contar com uma empresa com profissionais especializados, realizando desde a emissão da nota fiscal, boleto de cobrança, contas a pagar e a receber, enfim, cuidar de toda a rotina do seu departamento financeiro.

Uma outra vantagem nesse momento de pandemia é a possibilidade de gerar informações rápidas, seguras, confiáveis e de qualidade para o gestor tomar decisões mais acertadas, e o melhor, com um custo que pode chegar a 50% menos do existente hoje em sua estrutura, seja ela grande, média ou pequena empresa.

O momento requer dedicação em tempo integral, acompanhamento diário dos processos internos: a movimentação do caixa; o controle dos estoques; os processos de vendas; etc. Com o planejamento de curto prazo e a terceirização dos processos financeiros, com certeza as chances do empresário sobreviver nesses tempos de pandemia será bem maior.

Jose Jocimar Pinheiro é especialista em Gestão Empresarial, Contabilidade Digital e BPO financeiro.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: