Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Olho no olho

| 13/08/2020, 08:43 08:43 h | Atualizado em 13/08/2020, 08:50

As agendas de Jair Bolsonaro em estados, em clima de campanha, têm provocado incômodo e desconfiança. Atacados durante o primeiro semestre por causa de medidas durante a crise do coronavírus, governadores agora veem o presidente inaugurando obras em suas regiões.

Hoje, mesmo sem ter sido convidado, Bolsonaro deve se encontrar pela primeira vez com um governador, Helder Barbalho (MDB-PA), na inauguração de obra que teve início no governo de Michel Temer.

Carona
A viagem estava marcada inicialmente apenas com a presença do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). Depois, o presidente avisou que também iria. Eles vão entregar o Porto do Futuro, considerado novo cartão postal da capital. A construção está em andamento desde 2017, quando Barbalho ainda era ministro da Integração Nacional.

Sem falar
Nos últimos dias, Bolsonaro foi a São Paulo, Bahia e Piauí, onde saiu em fotos montado em um cavalo, lembrando período eleitoral. Esses governadores não receberam o presidente. Todos são de oposição. O governo montou cronograma de visita a obras até fim do ano. Só o Ministério da Infraestrutura entregará mais de 30 obras.

Ok
“Será recebido com toda a responsabilidade e deferência que um presidente da República merece”, diz Barbalho.

Exemplo
Presente na abertura dos cursos de formação da PF, nessa terça (11), Bolsonaro mostrou mais uma vez como trata o coronavírus. No final do evento, o presidente avisou que tiraria a máscara, dizendo não ser um problema já que todos vão pegar a doença um dia. Disse que está vivo mesmo depois de ter sido contaminado.

Home office
André Mendonça (Justiça) participou da cerimônia por meio de videoconferência. Ele está trabalhando em casa desde que sua mulher e sua filha descobriram estar com o vírus – já realizou um teste e esperava ainda o resultado do segundo. Oito ministros já foram diagnosticados com Covid-19.

Lupa
O procurador-geral da República, Augusto Aras, designou Wilson Trezza, ex-diretor da Abin, para uma comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público. Trezza, que ficou no comando da agência por oito anos, atuará como colaborador eventual. A nomeação saiu no Diário Oficial de ontem.

Última forma
A equipe econômica decidiu que vai reunir o conteúdo das três propostas de emenda constitucional que tramitavam no Senado antes da pandemia. A avaliação é que não dá mais tempo para votar os três projetos separadamente, e a ideia é somar esforços para facilitar o debate.

Novo
As PECs criam gatilhos para o corte de despesas obrigatórias e liberam dinheiro preso em fundos. O objetivo é abrir espaço no Orçamento e reduzir a pressão para furar o teto de gastos. Um texto será elaborado pelo time de Paulo Guedes e caberá a Davi Alcolumbre (DEM-AP) definir o caminho para a votação.

Pista
Um atalho pode ser inserir mudanças no texto proposto pelo deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), que já passou pela primeira etapa de votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). “Estou avisando há três anos que haveria esse encontro com a realidade, que o teto ia estourar, e eles nos ignoraram”, diz o deputado.

Parem
O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) acionou o Conselho Nacional de Justiça com um pedido para que o Tribunal de Justiça de SP seja impedido de pagar prêmio de até R$ 100 mil a desembargadores que participem das Câmaras Extraordinárias recentemente autorizadas.

Bônus
Como revelado pelo Painel, haverá um dia de compensação para cada sete processos julgados. Convertidos em dinheiro, o que é possível de acordo com a disponibilidade orçamentária do tribunal, esses dias somam aproximadamente R$ 100 mil.

Clássico
Marcelinho Carioca (PSL-SP) brigará com outro ex-jogador do Corinthians por uma vaga em novembro. O ex-atacante Dinei também lançará pré-candidatura a vereador de São Paulo, só que pelo Republicanos. Ele já se candidatou em 2012 e em 2014, mas não conseguiu se eleger.

Tiroteio
“Bolsonaro patina na implementação de internet nas escolas. Não é novidade que não esteja cumprindo o que anuncia”
Do deputado Daniel Almeida (PCdoB) sobre decisão do governo de não empenhar verba prevista no orçamento para 2020.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: