X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Obras para ligar ciclovias em Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Obras para ligar ciclovias em Vitória
Operários trabalham na avenida Norte-Sul nas obras de reforma da ciclovia, que vai receber nova camada asfáltica |  Foto: Fábio Nunes/AT

Trinta quilômetros de ciclovias no município de Vitória serão reformados até o fim do ano. Com investimentos de R$ 6,2 milhões, o objetivo é recuperar a malha cicloviária e fazer uma ligação com as ciclorrotas que estão sendo implantadas na capital.

A ciclorrota consiste na destinação de uma rua inteira para as bicicletas, mas com uso compartilhado com os carros. Diferente do modelo de ciclovia, na ciclorrota o ciclista pode transitar na frente do veículo, ou seja, no meio da pista mesmo, sempre tendo a prioridade.

Essas rotas fazem a ligação entre duas ciclovias que não se encontram, como por exemplo as avenidas Beira-Mar e Vitória. Com isso, as obras de recuperação estão concentradas nessas ciclovias que já existem nas avenidas.

Estão contempladas as ciclovias em avenidas como Norte-Sul, Serafim Derenzi, Dante Michelini e Fernando Ferrari, além de bairros como Jardim Camburi, Mangue Seco, Enseada do Suá e Centro.

“O objetivo é recuperar toda a ciclovia e fazer a nova sinalização para conectá-las com as ciclorrotas. Dos 30 quilômetros, 19,79 km já estão em execução”, afirmou o secretário da Central de Serviços, Marcos Aranda.

Toda a camada asfáltica será retirada para a aplicação de um novo asfaltamento e pintura. Além disso, será feita a microdrenagem nas ciclovias onde a água da chuva costuma empoçar. Por fim, será feita a nova sinalização indicando as ciclorrotas, segundo Aranda. “As obras serão concluídas até o fim do ano”, ressaltou.

Na Ponte de Camburi, o canteiro central está sendo reduzido para que a ciclovia compartilhada entre ciclistas e pedestres ganhe mais espaço. A pista para veículos vai continuar do mesmo tamanho.

Até o momento, seis bairros de Vitória já contam com ciclorrota: Goiabeiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria e Forte São João. Nas vias, a velocidade máxima para veículos foi reduzida para 30 km/h.

No planejamento da Prefeitura de Vitória, o próximo bairro a receber a ciclorrota é Nova Palestina ou Redenção, na Grande São Pedro. Também vão receber ruas como essas os bairros Mata da Praia, Bairro República, Praia do Canto e Itararé.


Saiba mais


Diferença entre ciclovia e ciclorrota

Ciclovia

  • Na ciclovia, que já é mais tradicional, uma parte da via é separada da faixa de veículos para o tráfego de bicicletas.

  • Ela pode ser separada por um meio-fio (como na Orla de Camburi), por tachões (Rodovia Serafim Derenzi) ou barreira de proteção (Leitão da Silva e Avenida Vitória).

Ciclorrota

  • Na ciclorrota, que começou a ser instalada este ano em Vitória, toda a rua pode ser usada pelo ciclista, de forma compartilhada com os outros veículos, a exemplo de carro e moto.

  • O ciclista pode transitar na frente do veículo, ou seja, no meio da pista, sempre tendo a prioridade. Para que isso seja feito de forma segura, a velocidade máxima da via é reduzida para 30 km/h e a via é pintada com faixas de bicicletas, além da colocação de placas.

  • O objetivo é fazer a ligação segura entre dois locais da cidade que já contam com ciclovias em ruas e avenidas.

Obras em ciclovias

  • Serão 30 km de ciclovias reformadas: avenida Norte-Sul; rodovia Serafim Derenzi; avenida Dante Michelini; Praia de Camburi; Mangue Seco (Andorinhas); Hortomercado ao Shopping Vitória; avenida Munir Hilal; avenida Fernando Ferrari; trecho em frente ao Posto Iate; avenida Rio Branco; região da Codesa até a Praça Oito (Centro); e Pista de Bicicross (Jardim Camburi).

  • O investimento para a obra é de R$ 6,2 milhões.

Implantação de ciclorrota

  • Seis bairros de Vitória já contam com essas vias: Goiabeiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria e Forte São João.

  • Os próximos serão: Grande São Pedro, Mata da Praia, Bairro República, Praia do Canto e Itararé.

  • Fonte: Prefeitura de Vitória e pesquisa A Tribuna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: