Obras de ciclovia e barreiras de proteção na 3ª Ponte começam em abril
Começam em abril as obras para instalação de ciclovia e barreiras de proteção na Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha. A previsão é do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
“Já estamos montando o canteiro de obras. A empresa (que vai executar a obra) já adquiriu o aço, por exemplo. Em abril, a estrutura já começa a subir na ponte. Estamos finalizando o projeto. Os testes já foram feitos. Agora é compra de material”, anunciou.
O secretário frisou que a obra acontecerá de madrugada, mas também pelo dia. “Não vai interferir nas quatro faixas de trânsito. Mas, certamente, vai andar de madrugada”, explicou.
Contando a partir de abril, a previsão é de dois anos e meio de obras até a conclusão.
O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix foi o que apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços (com projetos básicos, executivos e obras) pelo valor de R$ 127 milhões.
O projeto prevê a implantação de ciclovia e barreira de proteção contra suicídio. A Ciclovia da Vida conta com uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e que, ao mesmo tempo, faz uma barreira de proteção.
A faixa tem três metros de largura e oito quilômetros de extensão – quatro em cada um dos sentidos: Vitória-Vila Velha e Vila Velha-Vitória. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas.
As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio ficam destinadas a automóveis e terão 2,80 metros cada.
Intervenção
O secretário Fábio Damasceno também projetou para o final do ano o término das obras do Portal do Príncipe, na capital.
A intervenção, que começou em agosto do ano passado, vai permitir o alargamento de via, a implantação de uma rede subterrânea de cabeamento, novas calçadas e ciclovias. Além disso, a Ponte Seca passa a ser exclusiva para pedestres. Ao todo, o investimento será de R$ 42.688.800.
SAIBA MAIS
Faixas
- A Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Hoje, a estrutura possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
- Assim, o governo do Estado estima que a capacidade de fluxo de veículos na Terceira Ponte será aumentada.
- Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas.
- As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada.
- Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.
- O governo garante que já simulou com essas mudanças e que haverá fluidez e melhorias para o trânsito na via, que atualmente fica muito engarrafado por volta das 17h.
Ciclovias e barreiras
- Haverá ciclovias nos dois sentidos da Terceira Ponte.
- Uma estrutura metálica será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, para fazer barreira de proteção contra suicídios.
- Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.
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