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Obras de ciclovia e barreiras de proteção na 3ª Ponte começam em abril

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Cidades

Obras de ciclovia e barreiras de proteção na 3ª Ponte começam em abril


A Terceira Ponte vai passar a contar com três faixas em cada sentido depois das obras de ampliação (Foto: Beto Morais - 07/08/2019)
A Terceira Ponte vai passar a contar com três faixas em cada sentido depois das obras de ampliação (Foto: Beto Morais - 07/08/2019)

Começam em abril as obras para instalação de ciclovia e barreiras de proteção na Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha. A previsão é do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

“Já estamos montando o canteiro de obras. A empresa (que vai executar a obra) já adquiriu o aço, por exemplo. Em abril, a estrutura já começa a subir na ponte. Estamos finalizando o projeto. Os testes já foram feitos. Agora é compra de material”, anunciou.

O secretário frisou que a obra acontecerá de madrugada, mas também pelo dia. “Não vai interferir nas quatro faixas de trânsito. Mas, certamente, vai andar de madrugada”, explicou.

Contando a partir de abril, a previsão é de dois anos e meio de obras até a conclusão.

O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix foi o que apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços (com projetos básicos, executivos e obras) pelo valor de R$ 127 milhões.

O projeto prevê a implantação de ciclovia e barreira de proteção contra suicídio. A Ciclovia da Vida conta com uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e que, ao mesmo tempo, faz uma barreira de proteção.

A faixa tem três metros de largura e oito quilômetros de extensão – quatro em cada um dos sentidos: Vitória-Vila Velha e Vila Velha-Vitória. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas.
As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio ficam destinadas a automóveis e terão 2,80 metros cada.

Intervenção

O secretário Fábio Damasceno também projetou para o final do ano o término das obras do Portal do Príncipe, na capital.

A intervenção, que começou em agosto do ano passado, vai permitir o alargamento de via, a implantação de uma rede subterrânea de cabeamento, novas calçadas e ciclovias. Além disso, a Ponte Seca passa a ser exclusiva para pedestres. Ao todo, o investimento será de R$ 42.688.800.


SAIBA MAIS


Faixas

  • A Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Hoje, a estrutura possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
  • Assim, o governo do Estado estima que a capacidade de fluxo de veículos na Terceira Ponte será aumentada.
  • Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas.
  • As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada.
  • Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.
  • O governo garante que já simulou com essas mudanças e que haverá fluidez e melhorias para o trânsito na via, que atualmente fica muito engarrafado por volta das 17h.

Ciclovias e barreiras

  • Haverá ciclovias nos dois sentidos da Terceira Ponte.
  • Uma estrutura metálica será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, para fazer barreira de proteção contra suicídios.
  • Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.
Fonte: Governo do Estado.
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