X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Obras de ciclovia e barreiras de proteção na 3ª Ponte começam em abril


Imagem ilustrativa da imagem Obras de ciclovia e barreiras de proteção na 3ª Ponte começam em abril
A Terceira Ponte vai passar a contar com três faixas em cada sentido depois das obras de ampliação |  Foto: Beto Morais - 07/08/2019

Começam em abril as obras para instalação de ciclovia e barreiras de proteção na Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha. A previsão é do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

“Já estamos montando o canteiro de obras. A empresa (que vai executar a obra) já adquiriu o aço, por exemplo. Em abril, a estrutura já começa a subir na ponte. Estamos finalizando o projeto. Os testes já foram feitos. Agora é compra de material”, anunciou.

O secretário frisou que a obra acontecerá de madrugada, mas também pelo dia. “Não vai interferir nas quatro faixas de trânsito. Mas, certamente, vai andar de madrugada”, explicou.

Contando a partir de abril, a previsão é de dois anos e meio de obras até a conclusão.

O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix foi o que apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços (com projetos básicos, executivos e obras) pelo valor de R$ 127 milhões.

O projeto prevê a implantação de ciclovia e barreira de proteção contra suicídio. A Ciclovia da Vida conta com uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e que, ao mesmo tempo, faz uma barreira de proteção.

A faixa tem três metros de largura e oito quilômetros de extensão – quatro em cada um dos sentidos: Vitória-Vila Velha e Vila Velha-Vitória. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas.
As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio ficam destinadas a automóveis e terão 2,80 metros cada.

Intervenção

O secretário Fábio Damasceno também projetou para o final do ano o término das obras do Portal do Príncipe, na capital.

A intervenção, que começou em agosto do ano passado, vai permitir o alargamento de via, a implantação de uma rede subterrânea de cabeamento, novas calçadas e ciclovias. Além disso, a Ponte Seca passa a ser exclusiva para pedestres. Ao todo, o investimento será de R$ 42.688.800.


SAIBA MAIS


Faixas

  • A Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Hoje, a estrutura possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
  • Assim, o governo do Estado estima que a capacidade de fluxo de veículos na Terceira Ponte será aumentada.
  • Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas.
  • As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada.
  • Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.
  • O governo garante que já simulou com essas mudanças e que haverá fluidez e melhorias para o trânsito na via, que atualmente fica muito engarrafado por volta das 17h.

Ciclovias e barreiras

  • Haverá ciclovias nos dois sentidos da Terceira Ponte.
  • Uma estrutura metálica será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, para fazer barreira de proteção contra suicídios.
  • Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.
Fonte: Governo do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: