Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

O trabalho dos garis é essencial para o bem-estar coletivo

| 15/05/2021, 10:38 10:38 h | Atualizado em 15/05/2021, 10:49

Você já parou para pensar em como seriam as cidades, se não contássemos, no dia a dia, com o trabalho dos garis?

A atuação desses profissionais reflete na saúde das pessoas, no potencial turístico dos municípios e na qualidade de vida dos cidadãos. Amanhã, dia 16 de maio, é celebrado o Dia do Gari, uma homenagem merecida a esses trabalhadores essenciais para o bem-estar social.

A rotina corrida muitas vezes impede que a maioria das pessoas perceba a importância de um trabalho de varrição de vias públicas bem feito. Por outro lado, quando o serviço é interrompido por algum motivo ou não é feito de maneira satisfatória, logo gera reclamação.

Isso ocorre justamente porque a ausência dos garis no dia a dia das cidades resulta em resíduos acumulados nas ruas, o que, além de gerar um enorme incômodo visual, provoca a proliferação de ratos, insetos e outras pragas, refletindo na saúde das pessoas.

Outro problema que poderia ganhar proporções muito maiores, se não fosse o trabalho dos garis, são os alagamentos. Isso porque, graças aos garis, a maior parte dos resíduos jogados em vias públicas é varrida e destinada adequadamente, em vez de se acumular nos bueiros, entupindo-os e impedindo o escoamento da água da chuva.

Não faltam argumentos para comprovar a importância desses profissionais para o nosso dia a dia. E falar sobre isso demanda que, inevitavelmente, falemos também sobre a importância da postura de cada cidadão, para que o trabalho dos garis seja ainda mais eficiente e notório.

Os garis estão nas ruas, dia a dia, para mantê-las limpas, retirando folhas que caem de árvores, recolhendo resíduos que, eventualmente, fiquem espalhados pelas vias.

Os garis não estão nas ruas, ou pelo menos não deveriam estar, para varrer o lixo que as pessoas, por distração ou falta de bom senso mesmo, jogam no chão. É clichê, é frase batida, mas, por incrível que pareça, continua necessária: lugar de lixo é na lixeira. A consciência de cada cidadão, somada ao importante trabalho dos garis, gera o bem-estar coletivo.

Durante esta pandemia do coronavírus, que mudou o modo de trabalhar de muitos profissionais, os garis não pararam. Essa é mais uma prova do caráter essencial do serviço que prestam à sociedade. Sem os garis e sem os coletores de resíduos, que juntos contribuem para a eficácia dos serviços de limpeza urbana, a saúde e os bem-estar das pessoas estariam ainda mais comprometidos, aumentando a demanda por atendimentos de saúde.

Já que falamos de pandemia, vale ressaltar outra coisa importante, relacionada à conscientização dos cidadãos. Não é raro ver máscaras de proteção jogadas nas ruas. Vamos ter cuidado com a saúde de todos, em especial com a dos garis, que, diariamente, precisam recolhê-las para descartá-las corretamente.

Hábitos comuns, por mais simples que pareçam, refletem a educação de cada um e o respeito por esses profissionais que, no anonimato de cada dia, fazem tanta diferença.

MARCO ANTONIO VALENTE é empresário do setor de limpeza urbana.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: