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O supernutritivo abacate e os seus benefícios para a saúde
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


O supernutritivo abacate e os seus benefícios para a saúde

Muita gente fica meio assim quando se fala em abacate, pela fama de ser uma fruta calórica e ‘gordurosa’. E é verdade, 100g de abacate tem cerca de 162 calorias, o que equivale a um pãozinho francês. Mas todas essas calorias não são em vão. O abacate tem muitos benefícios para a nossa saúde e é supernutritivo!

A grande quantidade de calorias presentes na fruta é decorrente do alto teor de gordura que possui. No entanto, essa gordura do tipo monoinsaturada não nos faz mal. Muito pelo contrário! Ela ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides, o que auxilia a prevenir e tratar doenças do coração.

Rico também em vitaminas e minerais, o abacate auxilia na prevenção e no tratamento de câncer, principalmente o de mama, boca e próstata.

Se você pretende manter a visão sempre saudável, coma abacate! Graças a um carotenoide chamado luteína, essa substância absorve os raios ultravioletas do sol evitando que os mesmos causem dano na retina.Além disso, protege os olhos contra a degeneração e a aparição de cataratas.

Rico em ácido fólico, sua função é ajudar na saúde em geral. Durante a gravidez recomenda-se sempre consumir ácido fólico, já que ajuda na boa formação do feto.

A fibra é outro nutriente encontrado em quantidades relativamente grande no abacate. Essa substância contribui para a perda de peso e para reduzir picos de açúcar no sangue. Suas fibras auxiliam ainda na manutenção da saúde intestinal.

A gente pode consumi-lo de diversas formas. Eu gosto de fazer cremes, vitaminas e até guacamole que é um superacompanhamento para saladas e torradinhas. Mas olha só! Vale ressaltar que não é necessário comer a fruta inteira de uma só vez. Coma apenas uma fatia pequena e o restante guarde na geladeira, ok?

Vamos então colocar a mão na massa e preparar um tartar de abacate. Parece algo elaborado e difícil, já que possui sabores muito especiais e diferenciados, mas na verdade é um prato superfácil de fazer e fica pronto em 20 minutos ou menos. Essa receita é tudo de bom!

Ingredientes do tartar:
• 100g de abacate maduro, porém firme, para não desmanchar
• 2 tomates vermelhos sem sementes (preferencialmente orgânicos)
• 5 folhas de hortelã picadinhas bem pequenas
• Sumo de 1/2 limão
• Uma pitadinha de sal (o mínimo possível)  
Ingredientes do molho:
• 3 cebolinhas
• Um punhado de salsinha
• Um punhado de alho-poró
• 4 folhas de hortelã
• Pitadinha de sal
• Sumo de 1/2 limão
• Fio de azeite
• Se necessário, um pouquinho de água filtrada

Modo de preparo:

Corte o abacate e o tomate em cubinhos. Coloque em um pote, adicione a hortelã picadinha, tempere com o sumo de um limão, pitadinha de sal e misture delicadamente. Reserve, enquanto faz o molho, por uns 10 minutos, para marinar bem.

Para o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser, pode usar o molho coado ou não. Para servir, coloque o tartar em um potinho e regue o com o molho e decore com uma folha de hortelã. Delicia!!!
 
E vocês, como preferem consumir o abacate? Contem para a Nutri. Até semana que vem!!

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