Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

O que o adiamento das eleições pode ensinar

| 30/06/2020, 09:03 09:03 h | Atualizado em 30/06/2020, 09:16

Há lições a serem tiradas das negociações em torno do adiamento das eleições por causa da pandemia: 1) o Centrão, que só topou “conversar” após Rodrigo Maia e outros líderes serem pressionados pelo STF, ainda solta e prende na Câmara, ou seja, o bloco pode, sim, proteger Jair Bolsonaro do impeachment, mas vai cobrar caro; 2) a fatura do Centrão para referendar o adiamento legitima os brasileiros que rejeitam o Congresso; 3) as 58 mil mortes por Covid-19 até agora não conseguiram fazer a classe política privilegiar interesses do País.

Mais um. Mesmo com os avanços nas tratativas para o adiamento das eleições municipais deste ano, conforme antecipou a coluna no domingo, um ponto ainda pode travar a votação. Parlamentares querem a volta das propagandas partidárias, que são veiculadas fora do período eleitoral.

Preju. As emissoras de TV, porém, calculam um prejuízo milionário caso a permissão volte a valer. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já sinalizou positivamente por um projeto nesse sentido, mas deputados avaliam que um caminho ainda precisa ser desbravado para que haja a garantia das inserções.

Ação! Em tese, Maia defende a volta de um maior protagonismo para a propaganda eleitoral na TV.

Bye… PSL, Pros e PTB estão coletando assinaturas para a formação de um novo grupo na Câmara. Juntos, eles devem reunir 76 votos e podem causar algum abalo ao Centrão.

…bye. A movimentação tem ainda, como pano de fundo, a eleição na Mesa Diretora, que, apesar de ser em fevereiro do próximo ano, domina as conversas nos corredores e nas videoconferências da Câmara.

Deixa a vida… Segundo a coluna apurou, a ideia do grupo é conseguir ter independência para compor com o candidato do Centrão ou alguém próximo a Rodrigo Maia, que hoje conta com o apoio de DEM, PSDB, MDB, Cidadania e do bloco de esquerda.

…me levar. O novo agrupamento de partidos está de olho mesmo é em vaga na Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados.

Qual é a sua? A Fiesp articula reunião com Mario Frias para tentar descobrir quais os planos do novo secretário da Cultura. Também quer buscar soluções para os graves problemas da classe artística na pandemia, especialmente os relacionados à Lei Rouanet.

Números… Após o anúncio de lockdown em Goiás, algumas prefeituras do estado sinalizaram que não vão cumprir a medida. Aparecida de Goiânia informou já realizar distanciamento social intermitente e a Prefeitura de Luziânia fez enquete no Instagram sobre eventual adesão.

...que não mentem. Em Aparecida de Goiânia, que adotou o modelo no início de junho, o número de infectados cresceu 212%. Em Luziânia, houve aumento de 409% nos novos casos no último mês Ou seja, enquete pra que mesmo?

Alento. Promovido a general de Divisão pelo Alto-Comando do Exército na quinta-feira passada, Marcelo Arantes Guedon recebeu a notícia no Hospital das Forças Armadas no Distrito Federal, internado e entubado com Covid-19, mas evoluindo.

CLICK. O Palácio da Alvorada tem novo inquilino: o pastor maremano “Augusto Bolsonaro”. Resgatado das ruas, ele foi adotado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Pronto, falei!

"Temos esperança de que as cores do orgulho LGBT iluminem nossos parlamentares para que os direitos e as pautas civilizatórias possam ser garantidos”.

Eliseu Neto, coordenador nacional do Diversidade23, do Cidadania

SUGERIMOS PARA VOCÊ: