Branded Content

O poder de mobilização das redes sociais está em nossas mãos

Liliajane Mallmann

“Cidadania 2.0 foi tema do segundo encontro do ano da arena VOS (Vários Olhares Singulares), no Museu Vale, reuniu representantes de diferentes setores da sociedade. Gabriela Agustini liderou a conversa e com a arena VOS lotada me instigou a refletir e participar com muito interesse da discussão.

Você já parou para pensar em como nossas vidas tem mudado muito e rápido? A internet entrou há pouco tempo e está em nosso dia a dia de uma forma muito intensa. Estamos vivendo uma revolução tecnológica e mudanças de paradigmas que para muitos é difícil até de acompanhar.

A pergunta que não quer calar é: onde vamos parar e mais, se vamos parar? Como aprender a usar todas estas informações que vem com uma velocidade que chega a ser assustadora? Como aliar esta realidade tecnológica a nossa realidade? Já parou para pensar em como as tecnologias tem mudado comportamentos? Hoje conseguimos muitas coisas com maior rapidez e como utilizar a tecnologia para benefício do todo, reduzindo a desigualdade por exemplo, é um desafio. Precisamos criar mecanismos para usar mais a tecnologia, para fazer as coisas certas, para fazer o bem da coletividade. É a partir daí que a gente vai ver o mundo se transformar para melhor.

Com a internet conseguimos viabilizar ações que até pouco tempo atrás eram impossíveis de se quer imaginar. Hoje temos nas redes sociais um poder de mobilização literalmente ao alcance de nossas mãos. Gabriela me instigou a pensar nesse poder e em como podemos fazer a diferença na sociedade usando a tecnologia a nosso favor. Muitas pessoas tem vontade de fazer realmente a diferença atuando como agentes de mudança através de iniciativas nas áreas de educação, sustentabilidade, cidadania e outras coisas mais. Tudo isso pode ser potencializado por meio da tecnologia bem utilizada!

Quando a discussão entre os participantes da palestra de Gabriela Agustini se iniciou, percebi que meu interesse havia sido também compartilhado pelo público em geral e faltou tempo para tantas mãos levantadas, inclusive a minha. Objetivo da arena VOS alcançado com todos querendo participar, cada um com o seu ponto de vista.

E o tema não para, hein! Eu sigo querendo me enriquecer com o assunto. Tem conteúdos na íntegra no http://bit.ly/ArenaVOS e no site www.arenavos.com.br, compartilhe e leve a discussão adiante!

Acesse também facebook.com/arenavos”,


Liliajane Mallman, apresentadora do programa "Tribuna na Estrada", da TV Tribuna

Tecnologia e cidadania

Fabiana Pizzani

Nos tempos de hoje, na realidade política e social brasileira, é mais do que necessário o emponderamento do cidadão. O que podemos fazer para minimizar as desigualdades sociais¿ E que tal exercer o verdadeiro papel da cidadania através das redes¿

Na Arena VOS (Vários Olhares Singulares), no Museu da Vale, a fundadora e diretora executiva do Olabi, uma organização focada em estimular o uso de tecnologias para a transformação social, Gabriela Agustini, abriu uma discussão que reuniu vários segmentos da sociedade capixaba, com o tema “Cidadania 2.0”, destacando como a internet é uma ótima ferramenta para os cidadãos se tornarem protagonistas das transformações.

Seja em questões locais ou globais, Gabrielai mostrou como podemos usar as novas tecnologias para construir um mundo melhor e como o processo de cidadania através das redes sociais está transformando realidades.

Em sua conversa sobre os impactos sociais e as novas tecnologias, Gabriela mostrou como essa cena cresce cada vez mais, globalmente. “Aprendendo a usar de forma correta as tantas ferramentas disponíveis que temos em nossas mãos, o cidadão pode intervir na sociedade, ampliando novos diálogos e construindo alguma coisa que fique de legado para as cidades”, comentou Gabriela. Ou seja, aprender a usar o mundo digital para intervir de maneira positiva no mundo real, criando um processo de cidadania através das redes.

Página do VOS: https://www.facebook.com/arenavos/
Site do VOS: http://www.arenavos.com.br/