Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

O “guru” de Bolsonaro e a crise das queimadas

| 14/07/2020, 09:25 09:25 h | Atualizado em 14/07/2020, 09:28

Espécie de guru ambiental” de Jair Bolsonaro, o pesquisador da Embrapa Evaristo de Miranda disparou em redes texto questionando dados sobre queimadas na Amazônia: “Onde há fumaça, nem sempre há fogo”, foi reação à entrevista ao Estadão de Walter Schalka, executivo do Grupo Suzano, crítico à política ambiental do governo (“caminhamos para o precipício ambiental”).

Miranda disse que algumas narrativas “ignoram fatos”. A “resposta” dele pegou mal entre governistas que sabem da importância de reconhecer a crise do meio ambiente no País.

Torce... “Essa fumaça sem fogo e sem ciência não ajuda na busca de soluções, por melhores que sejam as intenções”, diz Miranda, que é técnico e tem certo reconhecimento internacional por suas publicações.

...retorce. Com base no Inpe, ele diz ter ocorrido redução nas queimadas (comparando de janeiro ao começo de julho de 2020 com o mesmo período de 2019). Mas os cálculos são muito controversos.

Olha... Carlos Rittl, pesquisador sênior visitante do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade de Potsdam (Alemanha), chamou o recorte temporal de “enviesado”: inclui meses em que, em geral, há muito menos incêndios, por causa das chuvas.

...ali. A expectativa, segundo Rittl, é de haver ainda mais incêndios neste ano, até porque o desmatamento tem sido maior.

Como é. O Inpe também mostra que os incêndios no mês de junho, quando começam para valer as queimadas, foram os maiores para o mês nos últimos 13 anos.

Jogando... Apesar de negar a intenção de ser candidato a presidente da República, Sergio Moro insiste em se reposicionar no centro do debate e falar aos milhões de corações carentes de uma liderança nessa faixa do espectro político.

... o jogo. “Independentemente de onde estarei em 2022, essa polarização entre extrema direita e extrema esquerda, uma quer controle social da mídia e a outra quer xingar jornalista, principalmente quando ela é mulher, é intolerável”, disse, em entrevista à Rádio Metrópole (Bahia).

CLICK. Em casa por ter testado positivo para Covid-19, Jair Bolsonaro “participou” por videochamada de uma inauguração em Alagoas, com Rogério Marinho.

Fichas... Quem conhece Augusto Aras na PGR aposta que ele vai arquivar a denúncia do Ministério da Defesa contra Gilmar Mendes pelo que falou, mesmo que desagrade à ala militar.

...na mesa. Deve, claro, chamar todos os lados para se manifestar e pode até dar uma cutucada no ministro do STF, mas a expectativa é de que arquive alegando liberdade de expressão.

Fila... O depoimento de Deltan Dallagnol está marcado para o próximo dia 31 no caso em que o CNMP apura se houve atuação político-partidária do procurador contra Renan Calheiros (MDB-AL) na disputa pela presidência do Senado.

...anda. Dallagnol chamou sete testemunhas de defesa, entre elas, membros do Muda Senado: Eduardo Girão (Pode-CE), Álvaro Dias (Pode-PR) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Ação. O Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil Henry Sobel lança esta semana o relatório “O Antissemitismo no governo Bolsonaro, um balanço de 18 meses”, que aponta mais de 50 ações antissemitas no País.

Bombou nas redes

Sobre ação da Polícia Militar em São Paulo

"Alguém consegue imaginar um policial pisando no pescoço de uma senhora branca, moradora dos Jardins? Não. Isso é o racismo".

Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: