O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em ferro e por isso seria importante para “ficarmos fortes”. Afinal, comer feijão engorda? Qual o papel dele em nossa alimentação?

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda-se a ingestão de, pelo menos, uma porção diária de feijão ou outra leguminosa, como ervilha, lentilha e soja. A boa reputação deve-se à grande quantidade de nutrientes que o alimento possui, resultando em benefícios para a dieta e para o corpo todo.

Então, para desvendarmos alguns mitos sobre o consumo do feijão, a Nutri vai responder a perguntas que recebeu de queridos leitores. Vamos lá!

Feijão engorda?
O consumo de feijão em quantidades adequadas não engorda. Para que este grão possa ser incluído na dieta sem peso na consciência, o importante é ficar atento ao tamanho da porção. Além disto, moderar na quantidade de gordura utilizada no preparo do feijão também ajuda para se obter uma receita menos calórica.

A dica é colocar no prato, diariamente, pelo menos uma porção de feijão, para deixar a dieta mais completa em proteínas, ferro e fibras, sem comprometer o peso.

Feijão provoca flatulência?
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro e então cozinhe. Se consumido em pequenas quantidades, o feijão não provoca gases. Além disto, o consumo do feijão com outros alimentos que são fermentados pelas bactérias no intestino, como ovo e repolho, pode intensificar estes sintomas. O ideal é evitar consumi-los na mesma refeição.

Os benefícios nutricionais do feijão estão apenas no grão?
O caldo do feijão contribui com menores quantidades de fibra quando comparado ao grão. Para preparações com o caldo do feijão, como as sopas, por exemplo, recomenda-se bater o grão e o caldo juntos, para manter a casca, onde há maior concentração das fibras que ajudam no funcionamento do intestino, para deixar a preparação nutricionalmente mais completa.

E o melhor, o feijão pode ser adicionado à sua dieta de formas variadas. Deixe o feijão esfriar e faça uma salada com eles. Você pode colocar feijão em sopas, cozidos, e no nosso famoso feijão com arroz. Para uma forma um pouco mais exótica de comê-lo, você pode fazer um molho saudável, como um purê de feijão. Adicione temperos a gosto e coma com pão integral, bolacha água e sal ou vegetais.

Simplesmente, lembre-se, não exclua o feijão do seu prato, mas fique atento, apesar dos benefícios, seu consumo deve ser moderado e seu modo de preparo deve ser realizado de forma saudável. Encontro vocês sexta-feira que vem!

Dica da nutri

Você sabia?
Hoje, o feijão é uma preferência nacional: de cada 10 brasileiros, 7 consomem feijão diariamente. Existem aproximadamente 40 tipos de feijão, sendo o carioca o mais aceito em todo o País.
 


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