O esclarecedor exame de urina

Exame de urina é um método diagnóstico antigo. Utilizado desde o século II, ele tem a vantagem de ser indolor, de fácil coleta e resultado rápido, o que o torna menos penoso que as análises de sangue, que só podem ser coletadas através de agulhas.
A avaliação urinária fornece pistas importantes sobre doenças, principalmente nos rins e nas vias urinárias. O achado de sangue, glicose, piócitos e diversas outras substâncias na urina aponta para patologias que ainda se encontram assintomáticas.

Mesmo com aparência normal, a urina pode conter alterações, como a presença microscópica de sangue, por exemplo.

A uroanálise também pode ser usada para detectar drogas no organismo.

A pesquisa de elementos anormais e sedimentos urinários, denominado EAS, é o mais comum. Glicose, proteínas, hemácias, leucócitos, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, nitritos, cristais, células epiteliais e cilindros, podem ser pesquisados na urina.

A densidade avalia a concentração de sais minerais na urina. Quanto menos água houver, maior será sua densidade. Urina concentrada indica desidratação.

Ao contrário do sangue, a urina é naturalmente ácida. Dietas pobres em proteína animal e ricas em frutas cítricas e derivados de leite, além do uso de alguns medicamentos, podem deixar a urina alcalina.

A elevação da acidez urinária pode indicar alterações nos túbulos renais. Outras situações que aumentam a acidez da urina são as dietas hiperproteicas, o uso de diuréticos e a presença de diarreia.

Em condições normais não existem evidências de glicose na urina, surgindo apenas quando seus níveis sanguíneos estão altos. Pessoas diabéticas apresentam perda de glicose pela urina.
Basicamente, a presença de glicose na urina indica excesso de açúcar no sangue ou doença dos rins.

Em situações naturais, não existem proteínas na urina. Quantidades pequenas costumam surgir diante de febre, exercício físico, estresse, emocional e desidratação.

Em casos mais graves, como infecção urinária, lúpus eritematoso, doenças do glomérulo renal e lesão renal pelo diabetes, grandes quantidades de proteínas são encontradas na urina.

O achado de sangue na urina pode indicar infecções, cálculos ou complicações renais.
Leucócitos são células de defesa. Sua presença na urina sugere infecção, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas e uso de substâncias irritantes.

Corpos cetônicos são produzidos quando o organismo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. Quando encontrado na urina, evidencia diabetes, jejum prolongado, dietas rigorosas, febre e hipertireoidismo.

A presença de bilirrubina e urobilinogênio na urina sinalizam para doença hepática ou hemólise, destruição anormal das hemácias.

Quando presentes na urina, bactérias transformam nitratos em nitritos. Nitrito positivo é um sinal indireto de crescimento bacteriano.

Cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou uratos amorfos, não têm importância clínica. Ao contrário do que se possa imaginar, a presença de cristais não indica propensão à formação de cálculos renais.

Em alguns casos, entretanto, a presença de cristais pode ser um sinal de alguma enfermidade, como acontece na Gota, onde existem cristais de ácido úrico.

A presença de células epiteliais na urina é normal.
Cilindros hialinos na urina pode ser um sinal de desidratação.
Muco na urina tem pouca utilidade clínica.
Outras avaliações também podem ser realizadas através da urina, mostrando que esse líquido carrega em si um pequeno e valioso laboratório humano.

Em medicina, coisas simples, muitas vezes não avaliadas, ditam a realidade.

João Evangelista Teixeira Lima é clínico geral e gastroenterologista.

A coluna "Doutor João Responde" é publica às terças-feiras em A Tribuna.


últimas dessa coluna


É preciso atenção com as ínguas

Íngua é o aumento dos gânglios linfáticos, aparecendo como consequência de alguma inflamação na região acometida, podendo ou não vir acompanhada de dor. Quando expostos a bactérias ou vírus, a …


Os efeitos colaterais da paixão

Amo mais que a ti, ao meu amor por ti”, diz o poeta. Não seria esta declaração de amor, na verdade, uma confissão de paixão? Estar apaixonado é adoecer por alguém. Apesar da inebriante sensação …


O ninho da alma

Quando eu era acadêmico de Medicina, durante uma aula de Anatomia, segurando um cérebro na mão, meu professor perguntou se alguém sabia onde ficava a casa da alma. Como ninguém respondeu, ele …


Hérnia hiatal nem sempre é doença

O diafragma é um músculo responsável pela respiração humana. Ele está localizado na transição do tórax com o abdômen, separando essas duas cavidades corporais. Nessa estrutura muscular existe um …


Doença virou moda

“Doutor João, hoje eu não estou sentindo nada! Será que isso é muito grave?”. Como não achar graça diante desse desabafo inusitado? Apesar disso, a mensagem é bastante séria, pois mostra a perigosa …


Strongyloides Stercoralis

Infância é uma época susceptível de contrair verminoses. Em função disso, a criança vive cercada de cuidados e orientações. Para albergar parasitos nem é preciso descuidar da higiene. Basta …


Micoses deixam as unhas feias

Não é nada satisfatório ter as unhas carcomidas por micoses. Certamente elas irão estragar o orgulho e danificar a vaidade. Onicomicose é o nome dado a uma infeção fungicida que ataca as …


Mal súbito na cadeira do dentista

De vez em quando, a homeostase sai do nosso interior e a situação a substitui por sinais e sintomas. Nesse momento, a coragem desparece e deixa um medo irrespirável. Não é o combate que vai faltar, …


06/12/17

pressão alta emocional, como prevenir?

A Fernanda, telespectadora do Tribuna Notícias , começou a sentir mal estar e dor de cabeça e foi diagnosticada com "pressão alta emocional". Isso é possível? Segundo Doutor João Evangelista, a …


05/12/17

Nosso corpo também tem sangue branco

Doutor João Evangelista Somos feitos de água. Esse precioso líquido é o principal componente do organismo, correspondendo a cerca de 60% do nosso peso. Dentro do nosso corpo, minúsculos e extensos …