Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

O anticoncepcional reduziu minha libido, e agora?

| 19/07/2020, 09:39 09:39 h | Atualizado em 19/07/2020, 09:42

Diversos estudos já demonstraram que pelo menos um sexto das mulheres que tomam pílula estão sujeitas a sofrer redução do desejo sexual quando comparadas àquelas que usam apenas a camisinha como método contraceptivo. E por que isso acontece? Se a pílula veio para nos trazer a liberdade de ter relações sexuais sem preocupação, além de poder escolher quando vamos ter filhos? Justamente ela está sabotando o nosso desejo?

Vamos à explicação... na maioria dos casos, os anticoncepcionais são feitos à base de hormônios que impedem a ovulação. Porém, de acordo com estudos, a testosterona, que é um hormônio importante para a libido sexual, também pode sofrer redução durante esse processo, dependendo do método utilizado.

Outra explicação é que o estrogênio, presente em alguns anticoncepcionais, aumenta uma globulina conhecida como SHBG, que é a proteína que ativa os hormônios sexuais.
E essa se liga à testosterona e diminui a quantidade do hormônio que circula no corpo, resultando na queda da libido da mulher que faz uso do anticoncepcional.

Caso isso esteja acontecendo com você, o primeiro passo é buscar ajuda. Pode ser necessário trocar o anticoncepcional ou usar métodos não hormonais como camisinhas masculinas ou femininas, DIU e diafragmas.

Métodos comportamentais como tabelinha e billings também podem ser utilizados, mas é importante ter disciplina e estar ciente da possibilidade de falha.

Mas será que a culpa disso tudo é do anticoncepcional mesmo? Ou será que meu desejo nunca foi lá essas coisas e eu estou fazendo sexo por obrigação? Meu relacionamento está indo bem? Ou estou brigando o dia inteiro? Coloquei essas perguntas para você refletir como anda seu relacionamento, pois é muito fácil colocar a culpa no anticoncepcional e se isentar de procurar maneiras de melhorar a relação com o parceiro ou parceira.

Uma coisa que sempre falo é que, se o anticoncepcional sozinho tirasse a libido, os adolescentes não transavam. Na minha experiência como terapeuta sexual, percebo que é comum o fogo dar uma melhorada quando ocorre a retirada do anticoncepcional, porém se a pessoa não buscar mantê-lo aceso, rapidamente ele se apaga novamente.

Justamente porque questões muito mais profundas estão roubando o seu desejo. O cansaço, o estresse, a falta de intimidade com o próprio corpo, preocupações, medo do julgamento, filhos, preguiça mesmo, falta de comunicação, questões hormonais, psicológicas e muito mais.

Nesse caso é imprescindível uma avaliação especializada, e um acompanhamento de terapia sexual pode te ajudar e muito.

Nas minhas redes sociais e no meu canal do YouTube, estou sempre dando dicas de como melhorar tudo isso. E, para quem quiser dar uma elevada na autoestima e no desejo sexual, em breve abrirei inscrições para uma nova turma de mentoria do meu curso de prazer feminino. Quer ficar por dentro? Me acompanhe no Instagram @lorenabaldotto.

LORENA BALDOTTO é ginecologista e sexóloga

SUGERIMOS PARA VOCÊ: