O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode parecer. O corpo produz hormônios diferentes em resposta a tipos diferentes de alimentos e/ou bebidas.

Perder peso não depende apenas do consumo de calorias, mas também dos tipos de alimentos e bebidas consumidos. O álcool é um dos piores culpados no que se refere a inibir a perda de peso porque ele quebra o equilíbrio delicado de nutrição, fluidos e hormônios necessário para perder gordura.

É! Um grama de álcool possui em torno de sete calorias. Perde somente para o grupo das gorduras, que, a cada grama, temos cerca de 9 calorias. Então, você me pergunta: vale mais tomar uma gelada do que comer uma colher de azeite na salada? A resposta é NÃO!

Calorias ricas em nutrientes são bem metabolizadas e utilizadas pelo organismo, ao contrario de quando ingerimos “calorias vazias” que, na maioria das vezes, são armazenadas naqueles pontos onde mais nos incomoda: barriga, flancos, coxas, glúteo…

E já percebeu que, quando bebemos, sentimos mais fome? Isso é causado devido à irritação no estômago, gerada pelo álcool.

Então, para amenizar esse problema, o organismo manda para o cérebro o sinal de que está faminto.

Sem contar que, nessas horas, sempre optamos por petiscos gordurosos e calóricos, como as famosas batatas fritas, bacons, mandiocas fritas, salgadinhos ou carnes fritas, não é mesmo?

Mas não se engane achando que o consumo excessivo do álcool tem a ver somente com calorias. Para quem possui o hábito de beber regularmente, é bom lembrar que o álcool tem efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba diminuindo a absorção de vitaminas, como a tiamina, ácido fólico e B12.

Por ter propriedade diurética, ele aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo.

E aí? Vai mesmo tomar aquele chope geladinho hoje?

De olho no copo...

Veja quantas calorias você consome ao beber na balada, happy hour, no churrasco...

• 1 tulipa (300 ml) de chope: 180 kcal
• 1 lata (350 ml) de cerveja: 150 kcal
• 1 taça (140 ml) de vinho: 93 kcal
• 1 dose (50 ml) de vodca: 120 kcal
• 1 dose (50 ml) de tequila: 108 kcal
• 1 copo (200 ml) de caipirinha com açúcar: 300 kcal
• 1 copo (200 ml) de vodca com energético: 470 kcal

...e nos petiscos

• 1 croquete (30g) de carne: 87 kcal
• 1 porção (100g, em torno de 20 palitos) de batatinhas fritas: 140 kcal
• 1 porção (100g) de salame: 250 kcal
• 5 pedaços (75g) de provolone à milanesa: 360 kcal

Um pouco não faz mal

No entanto, apesar de todos esses malefícios, nada impede que você beba alguns goles de álcool de vez em quando, principalmente em celebrações e comemorações. Por isso, é preciso saber quando e quanto consumir o álcool.
 


últimas dessa coluna


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


Colorau: vilão ou mocinho?

Entre todos os temperos, o colorau se destaca por sua coloração intensa, ainda que seja considerado um tempero de sabor fraco para boa parte dos paladares. Seu uso não é muito comum de forma primária …


Vaca atolada na polenta

Polenta? Um alimento típico da cultura italiana, mas muito conhecido aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita e ainda recheada com uma variedade imensa de molhos. Antigamen…


É para você papai!

Mais um Dia dos Pais está chegando... Eles não são os mais famosos quando o assunto é cuidados com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. Os homens merecem uma atenção …


Custa caro?

Dentre as desculpas para não se fazer dieta, a campeã é de que custa caro para se manter uma alimentação saudável. Mas a boa notícia é que não é preciso gastar muito para se manter o equilíbrio na …