O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode parecer. O corpo produz hormônios diferentes em resposta a tipos diferentes de alimentos e/ou bebidas.

Perder peso não depende apenas do consumo de calorias, mas também dos tipos de alimentos e bebidas consumidos. O álcool é um dos piores culpados no que se refere a inibir a perda de peso porque ele quebra o equilíbrio delicado de nutrição, fluidos e hormônios necessário para perder gordura.

É! Um grama de álcool possui em torno de sete calorias. Perde somente para o grupo das gorduras, que, a cada grama, temos cerca de 9 calorias. Então, você me pergunta: vale mais tomar uma gelada do que comer uma colher de azeite na salada? A resposta é NÃO!

Calorias ricas em nutrientes são bem metabolizadas e utilizadas pelo organismo, ao contrario de quando ingerimos “calorias vazias” que, na maioria das vezes, são armazenadas naqueles pontos onde mais nos incomoda: barriga, flancos, coxas, glúteo…

E já percebeu que, quando bebemos, sentimos mais fome? Isso é causado devido à irritação no estômago, gerada pelo álcool.

Então, para amenizar esse problema, o organismo manda para o cérebro o sinal de que está faminto.

Sem contar que, nessas horas, sempre optamos por petiscos gordurosos e calóricos, como as famosas batatas fritas, bacons, mandiocas fritas, salgadinhos ou carnes fritas, não é mesmo?

Mas não se engane achando que o consumo excessivo do álcool tem a ver somente com calorias. Para quem possui o hábito de beber regularmente, é bom lembrar que o álcool tem efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba diminuindo a absorção de vitaminas, como a tiamina, ácido fólico e B12.

Por ter propriedade diurética, ele aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo.

E aí? Vai mesmo tomar aquele chope geladinho hoje?

De olho no copo...

Veja quantas calorias você consome ao beber na balada, happy hour, no churrasco...

• 1 tulipa (300 ml) de chope: 180 kcal
• 1 lata (350 ml) de cerveja: 150 kcal
• 1 taça (140 ml) de vinho: 93 kcal
• 1 dose (50 ml) de vodca: 120 kcal
• 1 dose (50 ml) de tequila: 108 kcal
• 1 copo (200 ml) de caipirinha com açúcar: 300 kcal
• 1 copo (200 ml) de vodca com energético: 470 kcal

...e nos petiscos

• 1 croquete (30g) de carne: 87 kcal
• 1 porção (100g, em torno de 20 palitos) de batatinhas fritas: 140 kcal
• 1 porção (100g) de salame: 250 kcal
• 5 pedaços (75g) de provolone à milanesa: 360 kcal

Um pouco não faz mal

No entanto, apesar de todos esses malefícios, nada impede que você beba alguns goles de álcool de vez em quando, principalmente em celebrações e comemorações. Por isso, é preciso saber quando e quanto consumir o álcool.
 


últimas dessa coluna


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


Colorau: vilão ou mocinho?

Entre todos os temperos, o colorau se destaca por sua coloração intensa, ainda que seja considerado um tempero de sabor fraco para boa parte dos paladares. Seu uso não é muito comum de forma primária …


Vaca atolada na polenta

Polenta? Um alimento típico da cultura italiana, mas muito conhecido aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita e ainda recheada com uma variedade imensa de molhos. Antigamen…


É para você papai!

Mais um Dia dos Pais está chegando... Eles não são os mais famosos quando o assunto é cuidados com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. Os homens merecem uma atenção …


Custa caro?

Dentre as desculpas para não se fazer dieta, a campeã é de que custa caro para se manter uma alimentação saudável. Mas a boa notícia é que não é preciso gastar muito para se manter o equilíbrio na …


Facilite sua vida

Um dos motivos pelo qual as pessoas ainda insistem em usar os temperos prontos é a facilidade de ter sempre algo à mão, sem precisar de muito trabalho. Mas assim como muitos outros aspectos de uma …


Petiscos fit

Não é porque você está em processo de reeducação alimentar que precisa abrir mão da sua vida social. Muitas pessoas, com medo de cair em tentação, evitam se reunir com os amigos para jantar ou fazer …


Festa junina magrinha

A tapioca é uma delícia, mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas, por exemplo. A espiga de milho possui poucas …


Queda de cabelo: o que comer?

Em especifico, a queda de cabelo, pode estar relacionada a diversas causas e dentre elas está à deficiência de alguns nutrientes e por isso indivíduos que não se alimentam de forma adequada, …


27/11/17

quais os alimentos que podem prevenir o câncer?

No dia 27 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. E, no quadro Nutridicas desta semana, a nutricionista Gabriela Rebello traz as dicas de quais são os alimentos que são …